Conforme uma nova pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (19/12), 74% dos brasileiros afirmaram que não pretendem se reunir com pessoas que não vivam na mesma casa durante as festas de Natal e Ano Novo.

Em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), aglomerações e visitas são desaconselhadas pelas autoridades de saúde.

No levantamento, é apontado que o índice se torna maior entre as mulheres (78%) do que entre os homens (70%). Os idosos também surgem como os mais cuidadosos (78%), em comparação com os jovens.

Em contrapartida, a pesquisa revela que os mais ricos e mais escolarizados são os que mais pretendem se encontrar com pessoas que não moram na mesma residência: 47% dos que ganham acima de 10 salários mínimos e 37% dos que têm ensino superior completo.

A pesquisa também avaliou respostas entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido): a maioria salientou que não pretende se reunir com pessoas de fora. Entre os que acham o governo ‘ótimo ou bom’, 69% não vão encontrar pessoas que não moram na mesma casa.

Cabe frisar que o mandatário brasileiro é conhecido por minimizar a gravidade da Covid-19.

Ademais, a pesquisa mostrou que 84% dos entrevistados não pretendem fazer os tradicionais passeios neste final de ano.

Ao todo, o Datafolha ouviu, por telefone, 2.016 brasileiros adultos, em todas as regiões e estados do país, entre os dias 8 e 10 de dezembro.

A margem de erro da epsquisa é de dois pontos porcentuais.

0 0 votos
Article Rating