Nesta terça-feira (22/9), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa e discursa na 75ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), essa será a primeira vez que o encontro irá acontecer por meio virtual.
O discurso do mandatário brasileiro será exibido em vídeo, gravado durante a semana passada. Em virtude do cenário marcado por críticas internacionais à política ambiental no Brasil e com o aumento das queimadas na Amazônia e no Pantanal, a fala do presidente deve ser embasada na questão ambiental.
Desde 1949, cabe tradicionalmente ao representante brasileiro fazer o discurso inaugural do debate-geral da ONU. Esta será a segunda vez que Bolsonaro abre o debate geral.
De acordo com informações da agência de notícias da ONU, os vídeos gravados pelos líderes dos países têm duração de até 15 minutos.
O debate geral está programado para começar às 10h (horário de Brasília) e, seguindo o cronograma, após o pronunciamento de Bolsonaro, serão transmitidos os discursos dos presidentes Donald Trump (Estados Unidos), Tayyip Ergodan (Turquia), Xi Jinping (China) e Sebastián Piñera (Chile).
A ONU disse ainda que, para reduzir risco de contaminação pela Covid-19, cada país terá um representante no hall da assembleia, em Nova York.
Ao todo, cerca de 200 pessoas ficarão no local, o que representa menos de 10% da capacidade do espaço.