Em uma coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (8), durante evento promovido pela Associação dos Amigos dos Autistas (AMA-BA), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou que a operação que impõe medidas restritivas mais rigorosas nos bairros do Cabula e no Lobato será encerrada. No entanto, em substituição, equipes da prefeitura passarão a atuar nas localidades de Itapuã e São Caetano, a partir da quarta-feira (10).

“Itapuã estava no radar há algum tempo. Tem havido movimentação de pessoas, é um bairro com comércio intenso, feirantes e ambulantes. Peço a compreensão dos moradores de Itapuã e de São Caetano. A prefeitura chegará a partir de quarta-feira, com prazo de sete dias, com ações que incluem testagem rápida, limpeza de ruas, combate ao Aedes Aegypti. Vamos chegar chegando”, pontuou Neto.

Em Itapuã, haverá a interdição da Rua Genebaldo Figueiredo, em frente ao mercado de Itapuã. Na ocasião, o gestor municipal aproveitou para informar os números dos dois bairros que passam a integrar a lista de áreas com medidas restritivas mais rigorosas.

“Itapuã já registrou 265 casos, sendo que somente nos últimos 30 dias foram 245. Nos últimos sete dias foram 162 casos. Já registramos em Itapuã sete solicitações de sepultamento apenas nos cemitérios municipais. Em São Caetano, temos um total de 204 casos, 190 nos últimos 30 dias, 134 na última semana. Um total de seis sepultamentos já realizados nos cemitérios municipais”, alertou.

Agora, com a atualização da medida, Itapuã e São Caetano se juntarão aos bairros de Periperi, Pernambués e São Marcos. As medidas também foram renovadas em Paripe, Beiru/Tancredo Neves e Fazenda Grande do Retiro, o que soma oito regiões na capital baiana, simultaneamente, com ações da prefeitura que visam o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Leitos

ACM Neto também falou sobre a taxa de ocupação de leitos em Salvador. Ele assegurou que a cidade se mantém estável na faixa de 70%. Mas, ressaltou que o número tem se mantido dessa maneira pela ampliação da rede de saúde e não pela queda no número de pacientes infectados que deselvolvem o quadro grave da doença e acabam demandando tratamento intensivo.

“Ontem, fechamos a taxa de ocupação nos leitos de UTI com 73%, leitos clínicos foi de 74%. Temos conseguido manter essa taxa na casa dos 70 e pouco por cento. Isso é uma vitória para a cidade. Não posso deixar de registrar que a velocidade de novos casos, principalmente de novas pessoas precisando de internamento hospital, ainda não é o que desejávamos. A gente está administrando a taxa de ocupação graças à oferta crescente, tanto pela prefeitura quanto pelo governo do estado. Neste fim de semana, começaram a funcionar os leitos de UTI da Fonte Nova. Estamos correndo para entregar a segunda tenda do Wet’n Wild. Precisamos que a taxa de ocupação se mantenha estável ou comece a cair pela redução da quantidade de novas pessoas que precisam de internamento hospitalar”, explicou Neto.

Conforme dados da Secretaria estadual de Saúde (Sesab), Salvador possui 16.001 casos confirmados do novo coronavírus e 600 óbitos em decorrência da doença.

Ainda em meio a coletiva, Neto revelou que recebeu pedidos de mães de crianças com autismo para que haja uma exceção para o uso de máscaras de proteção.O prefeito afirmou que deliberou a medida com a equipe e decidiu atender ao pleito.

“Recebi pedidos para flexibilizar o uso de máscaras para pessoas que sofrem com autismo. Ninguém melhor que as famílias para falar sobre o problema, e hoje temos uma mãe de uma criança que não consegue usar a máscara. A nossa regra é usar a máscara, o nosso pedido é para ficar em casa. Estamos vivendo o momento mais difícil da pandemia. Os números seguem mostrando o acerto das nossas decisões”, destacou.

“Não tínhamos como deixar de apreciar essa demanda dos autistas, que muitas vezes não têm condições de usar a máscara. Quando a família precisar sair de casa, haverá uma exceção, com uma compreensão específica para pessoas com autismo, em qualquer grau. Foi uma demanda das famílias que decidimos incorporar como decisão da prefeitura”, completou.

0 0 votos
Article Rating