O Flamengo recebe o Vitória nesta quarta-feira, às 19h30m, no Maracanã, ainda sob o efeito da goleada de 4 a 0 sofrida diante do Corinthians na última rodada. Na 15ª colocação, com 19 pontos, o time da Gávea vê cada vez mais próxima a zona de rebaixamento. Vencer significará, ao menos, um suspiro momentâneo de alívio. Já o Rubro-Negro baiano terá a estreia de Ney Franco, que assumiu o posto de Caio Júnior, demitido depois da derrota por 1 a 0 para o Criciúma, em casa.

Mano Menezes não contará com Marcelo Moreno e González, que estão com as seleções da Bolívia e Chile, respectivamente. Carlos Eduardo foi barrado. O Flamengo não vence no Brasileirão desde o dia 11 de agosto, quando bateu o Fluminense por 3 a 2. Depois, a equipe empatou com Goiás (1 a 1) e São Paulo (0 a 0), perdeu para o Grêmio (1 a 0) e foi goleado pelo Timão.

O Vitória também vem de sequência de resultados negativos que culminaram na demissão de Caio Júnior: goleada de 5 a 1 diante do Cruzeiro, derrota para o Santos (2 a 0) e o tropeço no Criciúma (1 a 0) na última rodada. Anunciado na segunda-feira, Ney Franco fará a estreia no banco de reservas do time baiano. O técnico ainda não teve tempo para observar o elenco, já que se encontrou com o grupo no hotel, no Rio de Janeiro. Ney aposta nas informações do auxiliar Éder Bastos, que esteve em Salvador e orientou os atletas em dois treinos realizados na Toca do Leão.

O SporTV transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, com exceção do Rio de Janeiro. O PremiereFC 2 também exibe o jogo através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

As escalações

Flamengo: na véspera do jogo com o Vitória, Mano Menezes comandou um treino fechado, longe dos olhares da imprensa. A principal alteração deve ser a barração de Carlos Eduardo. Na esquerda, Samir, improvisado, substitui o lesionado João Paulo. O provável time para a partida: Felipe, Leo Moura, Chicão, Wallace e Samir; Luiz Antonio, Elias, Andre Santos e Gabriel; Rafinha e Hernane.

Vitória: a demissão de Caio Junior não deve provocar grandes mudanças no time. A maior alteração é a saída do volante Elizeu, que foi titular na última rodada do Brasileirão e sequer foi relacionado para a partida desta quarta-feira. De volta após cumprir suspensão, Renato Cajá entra no meio-campo da equipe baiana, que deve entrar em campo com Wilson; Ayrton, Fabricio, Victor Ramos e Juan; Luís Alberto, Cáceres, Renato Cajá e Vander; Maxi Biancucchi e Alemão.

Quem está de fora

Flamengo: Marcelo Moreno, com a seleção da Bolívia, e González, pelo Chile, desfalcam o Fla. Cáceres e João Paulo, lesionados, também não jogam.

Vitória: Os laterais Nino, Danilo Tarracha e Mansur seguem fora do grupo por problemas médicos. O meia argentino Escudero está suspenso preventivamente após ter sido flagrado em um exame antidoping.

Pendurados

Flamengo: Elias, João Paulo e Léo Moura.
Vitória: Danilo Tarracha.

O árbitro
Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Marrubson Melo Freitas (DF) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO). O árbitro já atuou em três partidas da Série A deste ano, mas nenhuma que envolvesse Flamengo ou Vitória. Ele tem média de 5,3 amarelos e aplicou dois cartões vermelhos. Não assinalou pênaltis e marca 32,6 faltas a cada jogo. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por jogo. Além disso, são 34,2 faltas e 0,2 pênalti por confronto.

Estatísticas

Flamengo: o time não perde para o Vitória há cinco anos e para manter a invencibilidade sobre o rival no duelo desta quarta-feira terá que melhorar a pontaria. A equipe rubro-negra é a terceira que mais finaliza na competição, 15 vezes por jogo, mas tem um dos piores ataques do Brasileirão com apenas 17 gols marcados. Os artilheiros do time no campeonato são Hernane e Elias, ambos anotaram três gols.

Vitória: sem vencer há três jogos, o time terá que corrigir dois problemas para reencontrar o caminho das vitórias no Brasileirão. A equipe baiana é a quinta que mais erra passes no campeonato, 32 por jogo, e tem muita dificuldade para recuperá-la, já que é o 19ª em roubadas de bola (11,05 por partida).

Na história

No dia 26 de setembro de 1999, o Flamengo, embalado pela torcida, goleou o Vitória por 5 a 2 no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Romário e Marcelo Rosa marcaram duas vezes para o time rubro-negro, e Luiz Alberto completou o elástico placar. Tuta e Cláudio descontaram para o time baiano. O goleiro Clemer, então no Flamengo, ainda pegou um pênalti batido por Fernando. Na ocasião, a equipe carioca brigava pela liderança da competição. *Globo Esportes