Cidades

Desligamento da TV analógica em Salvador é adiado para setembro

20 de Abril de 2017 - Daniela Oliveira

A principal razão apontada para as mudanças de datas foram problemas técnicos vivenciados pelas por algumas emissoras de TV.

O Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, vinculado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), durante uma reunião nesta última quarta-feira (19), decidiu propor a modificação do calendário de desligamento da TV analógica para o segundo semestre de 2017. Em três capitais brasileiras – Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) – e nas cidades do interior de São Paulo houve adiamento do processo. Foi mantido o cronograma de desligamento em Recife, para o mês de julho, e também do Rio de Janeiro e Vitória, marcado para outubro. A proposta será enviada, agora, para deliberação do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, que deverá baixar uma portaria com a mudança. A principal razão apontada para as mudanças de datas foram problemas técnicos vivenciados pelas por algumas emissoras de TV para a instalação de estações de transmissão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo. Segundo a Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), também existem dificuldades na produção de kits da TV digital, composto por antena, conversor do sinal analógico para o sistema digital e controle remoto. As empresas de telecomunicações concordaram com o adiamento desde que fosse mantido o calendário de ativação da tecnologia 4G/LTE no próximo ano. Cerca de 95% dos mais de 7,2 milhões de domicílios de São Paulo e 38 municípios vizinhos já tem sinal digital, segundo dados da pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 31 de março e 10 de abril, após o desligamento. O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento (Artigo 4º da Portaria 378/2016) era de 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais. Segundo a EAD, ainda continuam a ser distribuídos cerca de 14 mil kits por dia. A cidade de Rio Verde (GO) foi a primeira onde o sinal analógico foi desligado, em março de 2016, ela serviu de projeto piloto para a implantação do sistema. Em Brasília e em nove municípios do entorno o desligamento ocorreu no fim de 2016. Novo cronograma de desligamento da TV analógica em 2017:
  • Fortaleza e Salvador: alterado de julho para setembro
  • Belo Horizonte: alterado de julho para a segunda semana de novembro
  • Interior de São Paulo: alterado de setembro para a quarta semana de novembro
Fonte: EBC

Comentários

Outras Notícias

[Mulher é morta a facadas em Simões Filho]
Cidades

Mulher é morta a facadas em Simões Filho

16 de Dezembro de 2017

Uma mulher identificada como Maria de Fátima dos Santos, de 35 anos foi morta a golpes de faca.

[Decoração Natalina de Simões Filho encanta população]
Cidades

Decoração Natalina de Simões Filho encanta população

16 de Dezembro de 2017

A programação encerra no dia 23 com as apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral Natal Sinfônico.

[Após reforma CAPS II Orla será entregue nesta segunda-feira (18)]
Saúde

Após reforma CAPS II Orla será entregue nesta segunda-feira (18)

16 de Dezembro de 2017

O CAPS Orla faz assistência aos pacientes adultos portadores de transtornos mentais graves. São 1.300 usuários matriculados e 600 ativos mensalmente.

[Cidadãos camaçarienses foram homenageados na Câmara nesta sexta (15)]
Cidades

Cidadãos camaçarienses foram homenageados na Câmara nesta sexta (15)

16 de Dezembro de 2017

A Sessão começou com a entrega do Prêmio Camaçari da Inclusão, que se destina a pessoas dedicadas à inclusão de deficientes, que prestam serviços sociais relevantes à comunidade.

[Cigarros virão com novos avisos mais explícitos]
Saúde

Cigarros virão com novos avisos mais explícitos

16 de Dezembro de 2017

As mudanças entram em vigor em 25 de maio de 2018, mas as empresas que quiserem, poderão se adequar antes deste prazo.

[Corpo carbonizado é encontrado em saco plástico ao lado de motocicleta no CIA]
Policial

Corpo carbonizado é encontrado em saco plástico ao lado de motocicleta no CIA

16 de Dezembro de 2017

Este é o segundo homicídio dessa natureza e com aspectos semelhantes registrado na via que fica próxima Santo Antônio Rio da Pedras

Rádio

Acessar rádio

Categorias