Geral

Saiba o que já mudou na reforma da Previdência

20 de Abril de 2017 - Aline Mendes

Veja algumas mudanças já anunciadas:

Está prevista para o fim da tarde de hoje (19) a retomada da leitura do relatório da reforma da Previdência na comissão especial que debate o tema. O relator, Arthur Maia (PPS-BA), fez algumas alterações à proposta enviada pelo governo ao Congresso Nacional.   Veja algumas mudanças já anunciadas:  
  • Policiais
Conforme o parecer, até que entre em vigor lei complementar que trate do regime de aposentadoria dos militares, os policiais federais, rodoviários federais, ferroviários federais, policiais civis e os agentes penitenciários poderão se aposentar aos 55 anos de idade. Para isso, será necessário comprovar, cumulativamente, 30 anos de contribuição para homem e 25 para mulher e 20 anos de efetivo exercício em cargo de natureza estritamente policial ou de agente penitenciário. A proposta enviada pelo Executivo previa a idade mínima de 60 anos para aposentadoria dos policiais.  
  • Aposentadoria rural
A idade mínima de aposentadoria para trabalhadoras rurais caiu de 60 para 57 anos. Para os homens, será de 60 anos. O tempo de contribuição será de15 anos, e não 20, como apresentado anteriormente. Para os produtores rurais, a contribuição deverá ser feita de forma individual com alíquota calculada sobre o salário mínimo. Atualmente, a contribuição é calculada a partir da produção vendida.  
  • Idade mínima
No Regime Geral de Previdência, os homens poderão se aposentar ao completar 65 anos e as mulheres, ao chegar aos 62 anos. O projeto original previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres.  
  • Regra de transição
O texto preliminar prevê idade mínima progressiva na transição para as novas regras. A idade mínima prevista para as mulheres é 53 anos e vai aumentar um ano a cada dois anos até a trabalhadora chegar aos 62 anos. Para os homens, a idade mínima está prevista em 55 anos, com aumento de um ano a cada dois anos, até alcançar 65 anos. O pedágio (período que o trabalhador terá que cumprir para alcançar o tempo de contribuição previsto nas regras atuais) foi reduzido de 50% para 30%. Atualmente, o tempo de contribuição é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.  
  • Tempo de contribuição
Os trabalhadores (homens e mulheres) terão de contribuir por, pelo menos, 25 anos para receber 70% da média dos salários. Na proposta original, o percentual estipulado era 51%. Para receber 100% da aposentadoria a quem tem direito, o trabalhador terá de contribuir por 40 anos, e não 49 anos como previsto na proposta original.  
  • Pensão
Ficou mantida a possibilidade de acúmulo de pensão e aposentadoria, mas com um teto de dois salários mínimos.  
  • Benefício de Prestação Continuada
No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o relator manteve a vinculação com o salário mínimo. Porém, a idade mínima subiu para 65 anos até chegar a 68 anos. Na proposta original, a idade sugerida era 70 anos.   Fonte Agência Brasil

Comentários

Outras Notícias

[Mulher é morta a facadas em Simões Filho]
Cidades

Mulher é morta a facadas em Simões Filho

16 de Dezembro de 2017

Uma mulher identificada como Maria de Fátima dos Santos, de 35 anos foi morta a golpes de faca.

[Decoração Natalina de Simões Filho encanta população]
Cidades

Decoração Natalina de Simões Filho encanta população

16 de Dezembro de 2017

A programação encerra no dia 23 com as apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral Natal Sinfônico.

[Após reforma CAPS II Orla será entregue nesta segunda-feira (18)]
Saúde

Após reforma CAPS II Orla será entregue nesta segunda-feira (18)

16 de Dezembro de 2017

O CAPS Orla faz assistência aos pacientes adultos portadores de transtornos mentais graves. São 1.300 usuários matriculados e 600 ativos mensalmente.

[Cidadãos camaçarienses foram homenageados na Câmara nesta sexta (15)]
Cidades

Cidadãos camaçarienses foram homenageados na Câmara nesta sexta (15)

16 de Dezembro de 2017

A Sessão começou com a entrega do Prêmio Camaçari da Inclusão, que se destina a pessoas dedicadas à inclusão de deficientes, que prestam serviços sociais relevantes à comunidade.

[Cigarros virão com novos avisos mais explícitos]
Saúde

Cigarros virão com novos avisos mais explícitos

16 de Dezembro de 2017

As mudanças entram em vigor em 25 de maio de 2018, mas as empresas que quiserem, poderão se adequar antes deste prazo.

[Corpo carbonizado é encontrado em saco plástico ao lado de motocicleta no CIA]
Policial

Corpo carbonizado é encontrado em saco plástico ao lado de motocicleta no CIA

16 de Dezembro de 2017

Este é o segundo homicídio dessa natureza e com aspectos semelhantes registrado na via que fica próxima Santo Antônio Rio da Pedras

Rádio

Acessar rádio

Categorias