Na tarde desta quarta-feira (27), uma nova carga de 12 respiradores chegou ao Aeroporto de Salvador. Nesta semana, o Estado da Bahia já recebeu cerca de 219 equipamentos que serão detinados ao enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) na região, e estão sendo levados para os leitos montados nos centros de tratamento da doença montados na capital baiana e no interior.
Segundo informações do governo, cada respirador atende até dois pacientes por mês, quantidade que representa 418 pessoas a mais, em todo o estado, com acesso à terapia intensiva.
Na quarta-feira (20) passada, a capital baiana já tinha notificado o recebimento de 159 respiradores e, um dia depois, na quinta-feira (21), chegaram outros 48 equipamentos.
Em Salvador, os respiradores foram destinados as seguintes unidades de saúde: hospital de campanha da Arena Fonte Nova, Instituto Couto Maia e os hospitais Ernesto Simões e do Subúrbio.
Já no interior, os respiradores serão utilizados em hospitais do Oeste (em Barreiras), e Costa do Cacau (em Ilhéus), além de outras unidades contratadas para serem referências regionais de tratamento da Covid-19.
No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) não detalhou quantos respiradores vão para cada unidade.
12 respirators? Meu Deus! Isso é nada. Cadê os 49 milhões, já conseguiram retornar a bahia de uma empresa que nāo existe? Pelo amor de Deus!