Nova carteira de identidade começa a ser emitida em São Paulo

Foto: Reprodução / SSP

Nesta terça-feira (20) o estado de São Paulo passou a emitir o novo modelo de carteira de identidade. O novo RG conta com uma dimensão reduzida e novos dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação.

Outra novidade é que o novo modelo possibilita ao cidadão incluir informações de outros documentos, a exemplo do título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, carteira nacional de habilitação, além de outros dados como indicativos de necessidades especiais e tipo sanguíneo.

O novo documento permite também a opção do cidadão colocar o nome social sem a necessidade de alteração do registro civil, além de aumentar contar com um QR Code que serve para garantir a autenticidade do documento.

Foto: Reprodução / SSP

No entanto, a versão antiga da carteira de identidade continua valendo. Aqueles que vão tirar o RG pela primeira vez ou que precisam de uma segunda via do documento já terão acesso ao novo modelo.

A emissão é feita pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD/DIPOL), da Polícia Civil.

As mudanças na carteira de identidade seguem as regras dispostas pelo Decreto Federal nº 9.218/2018, que padroniza o documento nacionalmente.

No Brasil, oito estados já aderiram ao novo formato, são eles: Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Aqueles que ainda não aderiram têm até março de 2020 para atender as normas da nova regulamentação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*