Em referência ao Novembro Negro, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), promove o projeto Vozes Negras, que reúne em diferentes espaços, programação artística variada, incluindo palestra, workshop e oficinas. A iniciativa faz alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

A agenda de ações inicia nesta quarta-feira (22), quando será realizado, das 9h às 11h, no Centro Cultural Vila de Abrantes, workshop de música e palestras, abordando a influência da música na sociedade, civismo e cidadania. A atividade será ministrada pela Associação Cultural Fanfarra Municipal Popular de Abrantes (FAMPA).

No dia 27, das 14h às 16h, acontece na Pracinhas da Cultura uma roda de capoeira e entrega de pandeiros artesanais aos mestres, como forma de homenageá-los pela contribuição artístico-cultural, além de explanação sobre a história do pandeiro e os elementos sonoros, sendo a atividade comandada pela Associação Egbè Cultural Senzala do Samba. Na oportunidade, será promovida ainda palestra sobre o acarajé e a importância da culinária tradicional afro-brasileira, ministrada pela Mestra Jane em comemoração ao Dia da Baiana de Acarajé, celebrado em 25 de novembro.

No dia 28, das 9h às 11h, no Centro Cultural Vila de Abrantes, a Associação de Cultura Negra Luta Camará irá realizar oficinas de capoeira e maculelê. Já na Pracinhas da Cultura, na mesma data e horário, a Fanfarra Estudantil de Parafuso (FANESP) irá comandar oficina de percussão voltada para crianças e adolescentes. No mesmo local, encerrando a edição 2023 do projeto Vozes Negras, no dia 11 de dezembro, das 9h às 11h e das 14h às 16h, acontecem oficinas de hip-hop, dança, poesia, produção e conceitos, promovidas pelo NaLaje Multi Espaço.

A programação é realizada através do subprograma Camaçari Tem Cena, contando com recursos da Lei Aldir Blanc. A Pracinhas da Cultura fica localizada na Avenida Luiz Gonzaga, S/Nº, Praça da Democracia, bairro Tancredo Neves (Phoc III); e o Centro Cultural Vila de Abrantes, na Rua da Matriz do distrito.

0 0 votos
Article Rating