Um grupo de cardeais que vive próximo à Praça São Pedro, no Vaticano, está descontente com a abertura de uma nova loja da rede de fast-food McDonald’s. O restaurante, que ainda está em construção, ficará a poucos metros da Praça São Pedro, onde o papa Francisco celebra missas e audiências, e ocupará um prédio vago de um palácio cuja propriedade pertence à Santa Sé. O imóvel fica entre as ruas Borgo Pio e Mascherino.
A reclamação dos cardeais foi manifestada em uma carta enviada pela Administração do Patrimônio da Sede Apostólica (Apsa), que gerencia os bens e imóveis do Vaticano. O espaço alugado pelo McDonald’s tem 538 metros quadrados e era usado anteriormente por um banco. O McDonald’s Development Italy pagará três vezes mais do que o antigo inquilino costumava pagar.
O empreendimento também tem sido criticado pelos moradores civis da região e pelos comerciantes. Além dos custos adicionais da obra no imóvel, a legislação italiana não permite alterações na estrutura do prédio em que a lanchonete será instalada.
(Com ANSA)