Uma descoberta que deixa o mundo em alerta. Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos encontraram em um morcego um novo tipo ebolavírus, chamado de vírus Bombali. O caso foi relatada em um estudo, ainda em revisão por outros cientistas, que foi submetido à revista científica Cell Press.

A preocupação é a de que, como estes mamíferos são hospedeiros de doenças, possam transmitir para humanos, o que é chamado de doença zoonótica, a exemplo da gripe suína. Há seis espécies conhecidas de ebolavirus, entretanto a mais conhecida é o vírus Ebola. Há 40 anos, o patógeno circula pela África Oriental e Central, provocando, de tempos em tempos, surtos que se mostram fatais quando ganham grande escala. Mas, em 2014, o Ebola se tornou popular e matou milhares de pessoas.

Até dois terços dos infectados pelo Ebola entre 2014 e 2016 morreram da doença, e outros ebolavírus são igualmente mortais. Portanto, embora o vírus Bombali ainda não tenha chegado aos humanos, os pesquisadores queriam ter uma ideia de como seria possível lidar com um surto se ele conseguisse eclodir.

5 1 voto
Article Rating