Houve um aumento de 385,1% nos casos ativos de Covid-19 na cidade de Madre de Deus, segundo informações divulgadas pela prefeitura, nesta terça-feira (23). O grande crescimento se dá por conta de uma ação de testagem rápida realizada entre os dias 15 e 19 de fevereiro, ainda segundo informações do poder público municipal.
Sete unidades foram mobilizadas durante a atividade nomeada de “Força Tarefa”, distribuindo 50 senhas por dia a fim de mapear os casos por bairro. O Posto de Saúde da Família (PSF) com maior número de registros foi a localizada no Barbeirinho, com aumento de 31,58% nos casos. A testagem ocorreu também nos postos do Suape, Cururupeba, Francisco Leitão, Alto da Matriz, Área do Lazer e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Guarda.
De acordo com dados divulgados na noite de segunda-feira (22), a cidade tem 1810 casos confirmados, 136 deles estando ativos. 7 dessas pessoas se encontram internadas e 129 passam por isolamento domiciliar. 33 óbitos ocorreram na cidade, por conta da Covid-19, desde o início da pandemia.
A fim de tentar conter o avanço da doença na cidade, um decreto municipal foi publicado na sexta-feira (19), determinando que apenas moradores podem entrar em Madre de Deus.
“Fiquem em casa, evitem aglomerações. Lavem frequentemente as mãos com água e sabão e utilize o álcool em gel”, a prefeitura aconselhou em nota, nas redes sociais.