Segundo informações apresentadas nesta segunda-feira (09), durante a reunião Comitê Executivo do Pacto pela Vida, na sede do Ministério Público, o número de Crimes Violentos Intencionais Letais (CVLIs) reduziu em 12,6% em Salvador e na região metropolitana se comparado ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, o número de mortes em decorrência de crimes passou de sete para 14, aumento de 100%, na Ilha de Itaparica, que abrange as cidades de Itaparica e Vera Cruz. Lauro de Freitas foi outro município que registrou acréscimo, de 20 para 26, 18,2% mortes a mais.
Autoridades como o governador Rui Costa, o procurador-geral de Justiça Márcio Fahel e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, participaram do encontro que divulgou, a capital baiana com uma redução na quantidade do tipo de crime em 6,2%, passando de 241 para 226. A análise é até 28 de fevereiro deste ano.
De acordo com César Lisboa, coordenador do Pacto Pela Vida, do governo estadual, a redução nos índices em bairros como Itapuã, Tancredo Neves e Periperi foi significativa para Salvador ter superado a meta, que é 6%. Em Itapuã, os dados mostram redução de 30 para 13 (56,7%). Em Periperi, passou de 45 para 30 (33,3%), mesmo índice do Nordeste de Amaralina. Em Tancredo Neves, foram 52 em 2014 contra 32 neste ano (38,5%).