Recém-incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, os policiais da Bahia foram amplamente afetados pela doença em 2020, como revela pesquisa do Monitor de Violência, divulgada nesta sexta-feira (23). Segundo dados, o número de policiais do estado que morreram por conta da doença viral é três vezes maior que os que foram assassinados.

De acordo com os dados, 33 membros da polícia baiana vieram a óbito em decorrência da Covid-19 e 11 foram mortos nas ruas. O estado também teve 10.022 policiais afastados da atuação devido a esta doença. 27,22% dos policiais militares precisaram ser afastados e 26,5% dos agentes da Polícia Civil viveram a mesma situação no ano passado.

Em comparação com o cenário nacional, a Bahia é o quinto estado onde mais morreram policiais por conta da pandemia, ficando atrás do Rio de Janeiro, onde ocorreram 65 óbitos, Amazonas, com 50 mortes, Pará, onde houve registro de 49, e São Paulo, com 48 mortes.

Já no comparativo dos índices de afastamento, o estado fica na quarta posição, superado por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ainda de acordo com a pesquisa do Monitor de Violência, a Bahia se manteve acima da média nacional, que é de 24,54%.

0 0 votos
Article Rating