Sem fazer apologia, a rede de perfumaria O Boticário estreou uma campanha de Dia dos Namorados no último domingo (24), durante o intervalo do Fantástico, na TV Globo. O que era para ser um comercial simples, em que se fala apenas de “Amor”, acabou se tornando fonte para um arsenal de críticas por grupos evangélicos que promovem boicote à marca.
Com a aposta na canção “Toda Forma de Amor”, de Lulu Santos, para embalar os preparativos de vários namorados para celebrarem o amor no dia 12 de junho, o comercial encerra com quatro casais apaixonados. Dois heterossexuais, e dois são casais homoafetivos, um de homens e outro de mulheres.
Tratado com naturalidade e delicadeza, o assunto não foi bem visto para algumas pessoas que se designam cristãos, e que ficaram indignados fazendo uma outra campanha, a de boicote a rede de perfumaria.
Grupos evangélicos querem o boicote tanto ao vídeo, quanto à marca. No Youtube, as pessoas estão clicando em dislike para demonstrar seu descontentamento com O Boticário.
A administradora Kátia Anunciação elogiou a postura da empresa de perfumes. “A peça publicitária aborda os mais diversos tipos de relacionamentos, e querer banir homossexuais da mídia é tapar o sol com a peneira”, afirma e continua, “Todos os gêneros pagam impostos e tem o mesmo direito de consumir o que estiver à prateleira, seja perfume, comida, roupa”, reitera. “Esse boicote pra mim é falta de amor”, conclui.
Uma senhora de prenome Patrícia, publicou no site Reclame Aqui e disse que ficou insatisfeita com o comercial. “Fiquei muito insatisfeita em assistir a um comercial onde ocorre a banalização das famílias no modelo tradicional, e onde aparecem famílias homossexuais, como se fosse normal”. Apesar de deixar claro o preconceito dela, Patrícia ainda se diz uma mulher que luta pelos gays. “Não tenho preconceito com homossexuais. Inclusive luto para que encontrem o caminho de Deus. Não concordo com uma empresa desse tamanho, onde inclusive ja prestei serviços, e onde meus filhos frequentam as lojas e tem acesso a produtos infantis, banalizar esse assunto. Acredito que milhares de outros cristãos como eu compartilham da mesma opinião. A mídia já está demasiadamente poluída. Se tem na novela, eu mudo de canal, mas a propaganda está em todos os meios. Não quero que meus filhos assistam essa propaganda. Tenho o direito de preservar a instituição família dentro da minha casa, e infelizmente o comercial do Boticário está ferindo esse meu direito”, disse.
Confira o comercial:
A Central de Relacionamento com o Consumidor O Boticário não deixou a reclamação sem resposta.
“Olá Patricia.
O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha ?Casais?, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor ? independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.
Permanecemos à disposição também por meio de nossos canais de contato
Abraços,
Tatiana”.
As “reclamações” chegaram até ao site Reclame Aqui – e a marca está dando um show de posicionamento:
Veja aqui respostas de internautas:
Isso é um absurdo,é abominável aos olhos de Deus. Homem com homem ou mulher com mulher nunca vai ser uma família,eu era cliente da boticário mas a partir de hoje não gasto mas nenhum real ,pois esta querendo desmoralizá a familia
Matéria tendenciosa, a partir desse momento deixo de ser leitor desse site de noticia, e irei incentivar a toda a comunidade cristã que faço parte a assim o fazer e boicotar os patrocinadores do site. Apenas noticiasse, mas ao invés disso uma escrita completamente cheia de preconceito contra o povo cristão!
Acho incrível como O brasil é um país altamente preconceituoso. Temos tantos problemas sociais, como tráfico, desemprego, falta de escolas, violência nas escolas, menores infratores, enfim estamos em uma situação de caos. O povo deveria se preocupar em ir para as ruas pedir providências urgentes em vez de estar se preocupando com propagandas onde aparece gays. Vão procurar o que fazer e deixar os gays viverem em paz. Basta de tanta hipocrisia. Pais sujo este que vivemos.Me sentindo enojada.
Não podemos exigir do próximo aquilo que suas crenças não permitem acessar. Na base do pensamento cristão está claro a discriminação: os ungidos pelos senhor, ou seja, uns são e outros não! Por isso dou graças …. não há Deus, mas a minha inteligência de não ser vitima dessa doença do intelecto. As pessoas deveriam dividir os momentos de estudos bíblicos com estudos de filosofia, história, antropologia e sociologia. Caso contrario o cabresto imperará.