O Brasil deverá passar por um período “educativo” de racionamento de energia elétrica para evitar que o país viva um apagão no segundo semestre, segundo afirmado pelo presidente da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22). Arthur Lira (PP) fez a declaração após participar do evento de lançamento do Plano Safra 2021-2022.

O político disse ter tratado do assunto na última semana, com o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque. “O ministro Bento esteve comigo, fazendo a análise do cenário, garantindo que nós não vamos ter nenhum tipo de problema com apagão, mas vamos ter que ter um período educativo de algum racionamento para não ter nenhum tipo de crise maior”, disse.

A hipótese de racionamento havia sido negada pelo governo anteriormente. Os reservatórios das usinas hidrelétricas vêm sendo afetados pela escassez de chuvas e ações de enfrentamento ao atual período já são preparadas, incluindo uma medida provisória de ampliação dos poderes do ministério de Minas e Energia na gestão de recursos hídricos.

Reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste devem atingir o menor nível dos últimos 20 anos durante o mês de novembro. A previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) se mostra ainda mais grave, já que os reservatórios desses lugares do Brasil são responsáveis por 70% da energia produzida no país.

0 0 votos
Article Rating