Quais são as atrações do São João de Camaçari? Quando começa efetivamente o Camaforró? E porque o forró na praça não existe mais? Perguntas como essas tem chegado com frequência na redação do portal Bahia no Ar.
Apesar da boa vontade do coordenador de eventos Marcelo Maia, que deu outra cara a coordenação de eventos de Camaçari, fazendo pagamentos em dia e dando um tratamento digno aos artistas locais, pelo que parece teremos o São João mais fraco dos últimos anos.
Segundo uma fonte ligada ao prefeito Ademar Delgado o orçamento para o Camaforró foi reduzido em quase 40%. ''É impossível concorrer com as grandes atrações que vão tocar em cidades como, São Francisco do Conde, Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus'', declarou o assessor que pediu para não ser identificado.
De acordo com informações, os comerciantes estão revoltados com a postura da prefeitura de Camaçari. ''O centro da cidade que sempre foi decorado, vivenciando o clima junino, parece mais um cemitério, a cidade tá triste. Faltando oito dias para o São João já percebemos que o movimento não está sendo o esperado, posso assegurar que teremos grandes prejuízos'', declarou um comerciante.
Ao sair do estabelecimento, nossa equipe foi abordada por um dos frequentadores do comercio, que nos entregou o editorial abaixo. Não iremos identificá-lo a pedido do mesmo que teme represarias.
Leia Editorial na íntegra
Não tem se quer uma mídia chamando os turistas, uma placa de Outdoor DEU XABU!!!
O termo, “deu xabu” está muito associado àquelas falhas dos fogos juninos, que, na hora H, todo mundo esperando o estouro, eles simplesmente falham e decepcionam a plateia.
Em tempos de São João, este com certeza é o termo mais apropriado para definir o vazio estampado nas Ruas e Praças centrais de Camaçari, com a ausência dos elementos e manifestações culturais que durante todo mês de junho embelezavam e animavam a nossa Cidade, através do Forró na Praça – Projeto Esperando São João.
Mas, o que se questiona é: qual a causa deste xabu cultural em nossa Cidade?
Seria uma visão cultural míope da equipe do Governo Municipal? – Cabe pensar. Pois, esta Ação possuía status de centralidade no projeto do Prefeito Caetano, tanto que era gestada diretamente pela SEGOV. Embora valha lembrar que ela nasceu do anseio da Sociedade: das discussões com os comerciantes; da luta dos forrozeiros, lideradas por Lopes e Geová e das escutas de Ivanildo Antônio, liderando a Cultura.
Seria uma demonstração equivocada de austeridade econômica da Gestão? – Cabe pensar. A vontade de economizar, descalçada de conhecimento sobre economia, pode levar o sujeito a cegueira econômica. Falando nisso, o ex-presidente Lula, que não seria uma referência para a economia capitalista, deu verdadeira lição aos economistas de bengala do mundo inteiro. Na crise, ele incentivou a produção e o consumo e surfou sobre a tormenta global de 2009. Mas, pelo visto, seus pupilos de Camaçari não assimilaram a lição.
Seria uma vingança contra os comerciantes por terem virado a cara para a candidatura do atual Prefeito, em 2012 ? – Cabe pensar. Afinal, ainda existem modelos de liderança que acreditam na força da palmada como corretivo para fazer os discordantes se aliarem. Mas, convenhamos, este não foi o berço político que embalou os ideais do atual Prefeito. Isto seria uma aberração de comportamento da criatura.
Seria uma evidência de fragilidade técnica/operacional da atual Gestão? – Cabe pensar. Porém, assim sendo, é bom botar as barbas de molho. O atual Governo está calçado em um micro núcleo decisório, com alguns integrantes ainda verdes, portanto, sua capacidade de Gestão ainda carece de comprovação. Se uma ação que já se encontrava em andamento é interrompida por deficiência administrativa, o que se esperar sobre o desenvolvimento dos grandes projetos que Camaçari necessita para dar suporte ao ritmo de crescimento que se apresenta?.
A verdade é que o Centro da Cidade está triste com a ausência do Bom Forró Nordestino. Enquanto que os comerciantes estão preocupados se vão conseguir realizar suas expectativas de vendas. Que São João nos proteja !!!