‘O povo daqui tem um coração aberto’, diz Tude durante Lavagem de Jauá; parte profana segue até a segunda (27)

Nesta sexta-feira (24), Jauá foi tomada por grupos culturais, baianas, pela população camaçariense, bem como pela presença de distintas personalidades políticas.  O motivo? A tradicional lavagem que marca os festejos em homenagem ao protetor dos pescadores e da localidade, Bom Jesus dos Navegantes.

Durante o cortejo religioso, que conta com um percurso de aproximadamente três quilômetros saindo da Rua Direta de Jauá, rumo à igreja católica localizada nas proximidades da Lagoa do Papagaio, o Bahia No Ar conversou com o vice-prefeito de Camaçari, José Reis Tude, que pontuou a importância do evento.

“Hoje é um dia especial, Lavagem de Jauá, essa praia do povo de Camaçari, a praia do ‘oi’. Jauá é essa característica, o povo daqui tem um coração aberto, é realmente um participante dessas lavagens tradicionais e hoje se encerra o nosso ciclo de lavagens aqui na Costa de Camaçari, nessa fase inicial, a próxima é a de Arembepe, aquela festa maravilhosa também. Camaçari é isso, é tradicional, é festa, como é o caso aqui de Jauá.  Cada vez que a gente vem para uma lavagem dessa é mantida a tradição”, analisou.

José Reis Tude
Vice-prefeito de Camaçari, José Reis Tude. (Foto: Dani Oliveira / Bahia No Ar)

Tude também destacou que o governo prevê novidades para a região. “O prefeito [Antônio Elinaldo] vai anunciar obras importantíssimas para Jauá, para o turismo, para a população local”, acrescentou.

Baianas durante a Lavagem de Jauá. (Foto: Dani Oliveira / Bahia No Ar)
Grupos Culturais durante a Lavagem de Jauá. (Foto: Dani Oliveira / Bahia No Ar)
Grupos Culturais durante a Lavagem de Jauá. (Foto: Dani Oliveira / Bahia No Ar)
Lavagem de Jauá 2020. (Foto: Dani Oliveira / Bahia No Ar)

Parte profana

A parte profana da festa, inciada hoje, segue até a segunda-feira (27). No total, serão mais de 15 atrações artísticas que irão misturar diversos ritmos, a exemplo do samba, do pagode e da seresta, entre outros. O público ainda contará com a animação de três blocos de trio.

As apresentações acontecerão em dois palcos, um montado no fim de linha, próximo ao estacionamento, e outro na praia.

O evento é promovido pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Coordenação de Eventos, com apoio de diversas secretarias e órgãos da administração municipal.

Confira abaixo a programação:

Sábado (25)

15h: Bloco Pirraça – Banda A Dama

Palco Estacionamento

19h: O Beat

(a confirmar)

Flavinho

União do Guetho

Tierry

Domingo (26)

15h: Bloco Enchendo e Derramando – Banda O Crush

Palco Praia

13h: Audácia Pura

Samba e Sintonia

Palco Estacionamento

18h: Junior no Balanço

Alice Karoline

Lu Costa

Kevi Jonny

Segunda-feira (27)

Praça do Papagaio

19h: Junior Bahia

Celebridade 10

Brazilian Boys (a confirmar)

2 Comentário

  1. Que absurdo….o ano todo de 2019 nao aperece um filho de Deus pra ajudar na segurança, iluminação, limpeza das praia etc e tal…mais agora perto das eleições tudo acontece, gente observem a quantidade de casas pra vender em jaua por q será?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*