A cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), abriu nesta segunda-feira (26) outras oito unidades escolares para os alunos do ensino fundamental II terem acesso às atividades pedagógicas e lúdicas. A iniciativa faz parte do programa Escola Aberta, que teve início em 22 de março, em outras três escolas do município.
Segundo a gestão, a presença não é obrigatória e os estudantes têm acesso, com toda segurança, ao mesmo conteúdo online que os colegas optam por ficar em casa.
O secretário de educação Alex Carvalho destacou que o projeto, iniciado há cerca de 30 dias, reforça a segurança sanitária das instituições. “Tudo tem ocorrido com muita tranquilidade e não tivemos nem um caso sequer de crianças com suspeita de covid-19”, explica, ressaltando que a educação será prioridade em Mata de São João. “Por isso, nesta manhã temos muitos motivos para comemorar. Eu quero agradecer imensamente a todos os alunos, familiares e aos nossos profissionais, que fazem a coisa acontecer”, disse.
Para o vice-prefeito Bira da Barraca, o Escola Aberta é um ensaio bem sucedido para a volta às aulas presenciais. “Não tem sentido as escolas ficarem fechadas enquanto diversos outros segmentos estão abertos. As escolas são prioridades aqui em Mata e podemos oferecer toda segurança para os alunos e para os profissionais”, assegura.
Em todas as visitas, o vice-prefeito, o secretário de Educação e vereadores da base do Governo fizeram a entrega simbólica de tablets, que possibilitará os cerca de 3,5 mil alunos ensino fundamental II assistirem as aulas remotas.
Nesta manhã, o programa contemplou os alunos das escolas Emanoel Fontes (Monte Líbano), Robert Lima (Amado Bahia), São Francisco (Praia do Forte), José Seixas (Imabassaí), Áureo de Oliveira (Malhadas) e Antônio Paiva (Sauípe). As unidades Amélio Batista (Entroncamento) e Maria de Lourdes Seixas (Vila de Camaçarí).