De acordo com informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Defesa Civil de Mucuri, disponibilizadas nesta quarta-feira (6), fragmentos do óleo que tem contaminado o litoral nordestino chegaram na cidade. Mucuri é o município situado mais ao sul da Bahia e faz limite com o estado do Espírito Santo.

Segundo a Defesa Civil da cidade, desde o início da semana são recolhidos pequenos fragmentos na praia de Costa do Atlântico, que fica ao lado da cidade baiana de Nova Viçosa, também já atingida pelo óleo. Até o momento, o material ainda não foi pesado. Equipes formadas por representantes do órgão, bem como da Secretaria de Meio Ambiente, além de voluntários, seguem monitorando a região.

Com o registro de fragmentos em Mucuri, o número de cidades atingidas pelo óleo na Bahia foi elevado para 31, além do Parque Nacional Marítimo de Abrolhos.

As cidades afetadas são: Mucuri; Nova Viçosa; Salvador; Santa Cruz Cabrália; Conde; Jandaíra; Mata de São João; Lauro de Freitas; Camaçari; Ilhéus; Prado; Caravelas; Porto Seguro; Camamu; Belmonte; Valença; Nilo Peçanha; Jaguaripe; Alcobaça; Uma; Ituberá; Uruçuca; Esplanada; Canavieiras; Igrapiúna; Itacaré; Cairu; Maraú; Itaparica; Vera Cruz; e Entre Rios.

A substância chegou no estado no dia 3 de outubro, quase um mês após o início do problema no Nordeste. O Governo do Estado decretou situação de emergência que, até o momento, engloba 21 municípios.

0 0 votos
Article Rating