A 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, está com inscrições abertas até o dia 20 de março. Os estudantes que desejam participar devem fazer a inscrição diretamente com o professor na escola.
Em 2019, mais de 18 milhões de estudantes participaram das provas.
Para realização da olimpíada, os alunos participantes são divididos em três grupos.
O primeiro nível é formado por alunos do 6º e 7º ano do fundamental. O segundo, pelo oitavo e nono ano. E, o terceiro e último nível, formado pelos alunos do ensino médio.
Jovens matriculados no EJA também podem participar. A 1ª fase é uma prova de múltipla escolha com 20 questões, que é aplicada nas escolas.
A prova da 1ª fase será no dia 26 de maio, nos três turnos. Os alunos classificados participam da 2ª fase, que vai acontecer dia 26 de setembro. Na 2ª fase a prova é aplicada no sábado, com seis problemas discursivos para o aluno responder.
Ao todo, são 500 medalhas de ouro para as escolas públicas: 1500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze, além de 47 mil menções honrosas distribuídas em todo o país. Para as escolas privadas são 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata e 675 medalhas de bronze e quase 5 mil menções honrosas. Lembrando que os alunos da rede pública não pagam nada pela inscrição.