Com capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados, um ônibus elétrico vai “invadir” as ruas da capital baiana nesta terça-feira (16). De início, o veículo será testado por 30 dias em algumas linhas do transporte público, para que a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) possa conferir se o ônibus irá suprir as necessidades da população.
Esse teste inicial é necessário, pois assim, a Semob pode avaliar também a possibilidade de inserir o veículo em transportes da cidade, como o BRT ou até mesmo o ônibus em linhas convencionais.
Destarte, o ônibus, além de ser 100% elétrico e sustentável, pois não emite qualquer tipo de poluição, possui dois motores, um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv e capacidade para rodar 250 km com bateria completa, que leva até 4 horas para recarregar.
Contudo, não foi a primeira vez que Salvador foi palco de teste de um ônibus 100% elétrico. Em maio deste ano a empresa chinesa BYD, que possui fábrica em Campinas (SP), saiu da sede Semob, em Amaralina, e seguiu até o bairro da Ondina.
Promessa de campanha de neto sendo colocada em prática.