Depois de uma manhã tensa e com serviços suspensos, os ônibus voltaram a circular normalmente no final de linha do bairro de Valéria, em Salvador, no início da tarde desta segunda-feira (4), diante do reforço na segurança da região.
A retomada do transporte no local foi gradativa e aconteceu por volta de meio dia. Durante toda manhã, os moradores da região ficaram sem o serviço, depois de uma operação policial que terminou com dois suspeitos mortos no bairro.
As crianças e os adolescentes ficaram prejudicados com aulas suspensas. Cerca de 944 estudantes tiveram que ficar em casa hoje. Já a rede estadual abriu as portas, mas teve pouca frequência, em Valéria.
Operação policial suspendeu circulação de ônibus no final de linha de Valéria
Durante a operação, um homem apontado como principal chefe criminoso de Valéria, foi morto na ação. O suspeito foi identificado como Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, que era conhecido como “Pablo ou Escobar”.
O homem era procurado e integrava o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP-BA). Segundo a pasta, ele tinha dois mandados de prisão em aberto, por tráfico de drogas e associação para o tráfico de organização criminosa.
Outro integrante identificado é Carlos Alessandro Santana Santos, o “Cachinho”. Segundo a SSP-BA, ele também é integrante do grupo criminoso e entrou em confronto com policiais na ação em Valéria. O homem foi baleado e não resistiu.
Contra ele pesavam registros de atuação no tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa.
ENTENDA
Policiais militares, civis e federais realizam uma operação contra o tráfico de drogas no bairro de Valéria. De acordo com as informações, cerca de 100 kg de drogas, que estavam escondidas em tonéis, foram localizadas pelos agentes. Um fuzil foi apreendido com o suspeito baleado, que não resistiu aos ferimentos.
De acordo com as informações, o jovem teria trocado tiros com uma guarnição da 47ª Companhia Independente (CIPM) e, para fugir dos agentes, invadiu a casa da vítima, que estava sozinha no local.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado e, após duas horas de negociação, o jovem se entregou à polícia. Ninguém ficou ferido na ação em Valéria.