Uma operação deflagrada pela Força Tarefa na madrugada deste sábado, 26, retirou dezenas de ambulantes em situação irregular do Centro Comercial do município.
O fato foi divulgado durante a transmissão do programa Bahia Alerta, 1ª edição, comandado pelo radialista Roque Santos. De acordo com o coordenador da Força Tarefa, Souza, os ambulantes em questão estavam comercializando as mercadorias nos corredores que dão acesso à feira, o que segundo ele estava impedindo a passagem das pessoas.
“O povo de Camaçari sabe e é determinação do Ministério público que o ir e vir das pessoas deve ser tranquilo, o corredor da feira estava impossibilitado das pessoas adentrar. Tenho certeza que o governo atendendo a determinação do Ministério Público e também pelo próprio governo tem que ordenar o seu município”, falou durante entrevista ao programa.
O coordenador fez ainda a relação dos produtos que foram apreendidos, ele informou que 20 carros de mão foram apreendidos, caixas de aipim, uva, goiaba e maçã são alguns dos produtos que foram recolhidos.
Souza informou ainda que os produtos apreendidos ficariam sob custódia da Força Tarefa, mas seriam repassados para a Secretaria de Ordem Pública órgão que coordena os ambulantes. Durante a ação da Força Tarefa, o grupo que teve a mercadoria apreendida com apoio de um vereador que também é candidato a deputado estadual, iniciou um protesto na rua.
Por telefone o secretário da Ordem Pública, Francisco Franco alegou que a operação não foi realizada de surpresa, segundo ele, há 15 dias, agentes da secretaria passaram ouvindo os ambulantes, para identificar a situação de cada um. “Passamos com a assistente social, conversamos com as pessoas, inclusive encontramos pessoas que estão cadastradas e que serão aproveitadas em locais indicados pela Secretaria de Ordem Pública, porém não podemos permitir que as pessoas peguem qualquer produto e vá pra rua ou qualquer espaço sem pedir permissão, nós queremos uma cidade ordenada”.
O secretário revelou ainda que uma reunião já estava marcada para acontecer durante a tarde com uma comissão dos ambulantes, para resolver a situação.
Redação Bahia no Ar