Na última terça-feira (23) a Polícia Federal (PF) fez uma operação em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo da ação é combater crimes de estelionato cometidos por meio de fraudes previdenciárias.
Segundo informações do Bahia Notícias, a PF cumpriu no município mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em um escritório de contabilidade, apontado como responsável pela inserção fraudulenta de vínculos extemporâneos no sistema do INSS (CNIS).
De acordo, com as investigações realizadas em conjunto com o Ministério da Previdência Social, através da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Risco (APEGR), o escritório gerava e transmitia Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP´s) com dados falsos.
Além disso, um certificado digital, obtida junto à Caixa Econômica Federal inseria dados de relações trabalhistas inexistentes e falsificava documentos, o que aumentava valores de contratos de trabalho ou mudanças nas datas início e término de relações empregatícias, visando corroborar o vínculo fictício informado gerando, desta forma, dezenas de vínculos extemporâneos.
Todos os investigadores serão intimados para prestar esclarecimentos na Sede da Superintendência da Polícia Federal em Salvador.