O drama do ex-lateral da Seleção Brasileira Perivaldo, que é morador de rua em Portugal, pode estar perto do fim. Depois de ter sua situação mostrada pelo Fantástico, no último domingo, o ex-atleta do Bahia, Botafogo e da Seleção deve voltar ao Brasil ao breve.
Um dos filhos do ex-jogador, Marcelo Sampaio Dantas, revelou planos para trazer o pai de volta ao seu país de origem. Segundo Marcelo, que assim como o pai é ex-jogador de futebol, a ideia é visitar Perivaldo em Portugal e “preparar o terreno” para o seu retorno ao Brasil.
– Ainda não posso dizer que tem uma definição de quando ele vem, mas há uma mobilização. Estou em contato com o Alfredo [Sampaio, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol do Rio de Janeiro], e ele ficou de mobilizar algo. Estamos nos falando, e estou no aguardo de um novo contato. Eu gostaria de ir pessoalmente a Portugal para preparar o terreno em todos os sentidos. É uma questão que não envolve apenas o Perivaldo jogador. Envolve o Perivaldo homem. Temos que fazer um trabalho de excelência para que a volta dele não seja um problema e, sim, uma solução – disse o filho do jogador, que vive em Fortaleza, no Ceará.
Nesta segunda-feira, Alfredo Sampaio conversou com Perivaldo, por telefone. Segundo Sampaio, que também é vice-presidente da Federação Nacional dos Atletas de Futebol (Fenapaf ), Perivaldo reforçou o desejo de voltar ao Brasil.
– Eu conversei com o Perivaldo nesta segunda-feira, e ele voltou a falar que quer voltar ao Brasil. O desejo dele é morar no Rio de Janeiro, que onde ele conhece todo mundo. Agora eu vou voltar a falar com o Marcelo, e vamos decidir essa logística para trazer o Perivaldo de volta. O Marcelo me disse que quer ir a Portugal conversar com o pai, então vamos ver essa situação e combinar o que é melhor para o Perivaldo. Temos que saber o que ele quer e depois montar a logística para que tenha boas condições a partir da volta – explicou o dirigente.
Segundo o filho de Perivaldo, que no Bahia ganhou o apelido de ‘Peri da Pituba’, a ideia é que o ex-jogador more no Rio a partir de um trabalho social desenvolvido pela Fenapaf.
– O Alfredo me falou sobre um projeto que vai ajudar jogadores que estão nessa mesma situação. A ideia é que fiquem em uma casa com essa ajuda do Sindicato e da Federação – disse o filho do ex-jogador.
Segundo Marcelo, a situação do pai não foi tão surpreendente para ele quanto para as demais pessoas da família. Marcelo conta que, há dez anos, visitou o pai em Portugal e, já naquela época, tinha percebido dificuldades financeiras.
– Foi surpreendente porque foi dessa forma, mas não tão impactante, porque eu vi com meus próprios olhos há dez anos a situação dele. Eu joguei na Suécia e vi pessoalmente que ele perdeu tudo. Ele morava com uma senhora em um cortiço, mas também não estava na situação em que está hoje, dormindo na rua. As pessoas acham que, porque está na Europa, a pessoa está bem, mas não é assim. O que não falta na Europa é brasileiro penando e pedindo pelas ruas – lamentou Marcelo.
– Mas estou esperançoso com esse reencontro. É algo que planejo há algum tempo. Meus filhos estão crescidos e imagino eles se abraçando. Espero que ele possa ter essa reviravolta na vida dele – disse o filho.
Há quilômetros de distância de Forteleza, e ainda mais de Portugal, os irmãos de Perivaldo vivem em Itabuna, terra natal do ex-atleta, no interior da Bahia. A família se mostrou surpresa com a situação, mas sem deixar de lado a mesma esperança do filho do ex-jogador: um recomeço na vida de 'Peri da Pituba'.
– Não sabemos muita coisa. Ficamos sabemos pela televisão. Sabemos que o Marcelo está tentando resolver. Do lado de cá, estamos esperando e mantendo a certeza de que Deus vai ajudar a ajeitar as coisas, e ele voltar para o Brasil para recomeçar – diz Noélia Dantas, irmã do ex-jogador.
As informações são do Correio.