O sonho de grande parte dos instrumentistas de música sinfônica é integrar uma orquestra. Muitos precisam se deslocar para outras cidades ou, até mesmo, outros estados para realizar este desejo. O que não é o caso de quem mora em Camaçari, pois a Orquestra Pró-Sinfônica do município abrirá a primeira seleção pública complementar de músicos instrumentistas.

Orquestra Pró-Sinfônica realiza a primeira seleção pública complementar de músicos instrumentistas.

A Orquestra, genuinamente camaçariense, conta com jovens do município que integram o projeto da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Música Sinfônica nas Escolas e do estudo avançado no Conservatório de Música Sinfônica da Cidade do Saber. “Esta é a primeira vez que será oportunizado o ingresso de outros músicos que não fizeram esse percurso educacional para integrar, permanentemente, a Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari”, conta Devson Luz, coordenador de educação da Cidade do Saber.

Entre os dias 25 e 29 de maio, estarão abertas 04 vagas para violoncelo, 01 vaga para contrabaixo, 05 para violino e mais 05 para viola. Para participar da Orquestra é preciso ter idade a partir dos 12 anos e ser residente do município de Camaçari. Os interessados devem se dirigir ao Conservatório ( localizado no primeiro andar do Prédio Educação da Cidade do Saber) para realizar a inscrição, portando documento de identificação com foto e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Após a inscrição, o candidato deve realizar a audição no próprio Conservatório, no dia 02 de junho (terça-feira), das 9h às 12h e das 13h às 17h. O candidato deverá executar uma peça de livre escolha, onde serão avaliados itens como escala maiores e menores, ritmos variados e sonoridade. O resultado será divulgado no site da Cidade do Saber (www.cidadedosaber.org.br) na tarde do dia 03 de junho.