Médico, o senador baiano Otto Alencar (PSD) tem usado seus conhecimentos para confrontar defensores do chamado “tratamento precoce” contra Covid-19 na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga omissões do governo no enfrentamento à doença. Neste terça-feira (1), ele colocou a médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi em uma saia justa com suas provocações acerca do coronavírus.

A médica apontada como conselheira do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no combate à pandemia manteve seu discurso em defesa do uso de medicamentos sem eficácia comprovada para tratar a Covid-19, afirmando inclusive que é contra uma “vacinação aleatória” da população e que os imunizantes não são a única solução para a atual conjuntura.

“Na minha opinião, está claramente certo de que a hidroxicloroquina não funciona, até porque a senhora deve saber, por exemplo, qual é a diferença entre um protozoário e um vírus…a senhora sabe?”, o senador Otto Alencar questionou, obtendo apenas o silêncio como resposta. Ele insistiu na pergunta e Nise assentiu com a cabeça, olhou os papéis que tinha na bancada e desconversou.

Diante do comportamento incisivo de Otto, ela decidiu responder: “Os protozoários são organismos celulares e os vírus são organismos que têm o conteúdo de DNA ou RNA, no caso do Covid-19, nós temos…”, sua fala foi interrompida pelo senador. “Não, senhora, não, senhora. Tenha paciência!”, ele disse, discordando da resposta. Nise Yamaguchi, por sua vez, alegou que a situação se tratava de uma divergência de opiniões, já que podem existir outras interpretações sobre o assunto.

Entre um questionamento e outro, Otto Alencar provocou Nise perguntando se ela sabia a qual grupo pertence a Covid-19. A mulher não soube responder e riu, sem muita graça. “A senhora não sabe nada de infectologia, nem estudou doutora! A senhora foi aleatória mesmo, superficial!”, ele acusou, afirmando que esteve em dúvida se faria ou não tais questionamentos, pois temia constrangê-la.

O constrangimento tomou a internet e gerou memes. A cena chegou a ser comparada com o humorístico “A Escolinha do Professor Raimundo” e internautas chamaram o baiano de “Craque do Jogo” por sua postura. Outros opinam que Otto Alencar cometeu “manterrupting” e “mansplaining“, quando homens interrompem mulheres a fim de parecerem mais inteligentes que elas, gerando humilhação em um ato machista. Vale lembrar que o senador fez questionamentos semelhantes quando esteve na presença do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pauzello.

Confira comentários de internautas:

https://twitter.com/RenanMoreirah/status/1399781145127043084
0 0 votos
Article Rating