As vésperas do início das matrículas para os novos alunos da rede estadual de ensino, centenas de pais e estudantes estão acampados nas portas das escolas no município de Camaçari, com o objetivo de garantirem uma vaga.
Na noite desta segunda-feira, 15, a reportagem do Bahia No Ar, esteve na frente de duas instituições de ensino – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e no Ceteb, para apurar a situação de perto.
Nos dois locais à reportagem encontrou colchões, cadeiras, cobertores e diversos objetos. Em entrevista ao repórter Frankvaldo Lima, algumas mães relataram que estão dormindo no local desde o último sábado, 13.
Dona Jacira, moradora do bairro Nova Vitória, contou que recebeu a informação que apenas 200 senhas seriam distribuídas e por isso, resolveu ficar na frente da escola desde sábado, para tentar garantir a vaga do filho. Na oportunidade, a mulher se queixou da situação na qual as famílias são expostas. “Eu acho uma humilhação isso aqui. Eu acho que a prioridade é saúde, educação e segurança, mas é um descaso. Uma falta de respeito com o ser humano”, disse a dona de casa.
Outros pais também reclamaram do fato das matrículas serem realizadas em qualquer escola. Questionados também, porque escolheram fazer a matrícula presencial, tendo em vista, que o processo pode ser feito pela internet. Muitos pais explicaram que não confiam na matrícula online e alegaram que o sistema em questão, trava não possibilitando a efetivação da inscrição.