O Monitor da Violência, divulgado nesta segunda-feira (25), apontou que a Bahia é o estado brasileiro com a maior quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no período de março 2020. Na presente data, durante entrevista concedida à TV Bahia, o governador Rui Costa (PT) pontuou que esse crescimento no número de crimes violentos na região já era previsto pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), levando em consideração à soltura de detentos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“A Secretaria de Segurança tinha uma expectativa de que iria aumentar, porque muitos líderes de facções criminosas, grandes lideranças do mal, que comandam assassinatos, foram soltos por diversas instâncias judiciais em nosso país, que atuam na Bahia”, começou o estadista.

“Recebi uma lista do secretário de segurança [Maurício Barbosa] dos criminosos soltos na semana passada. Ele já me dizia que, infelizmente, isso aumentaria o número de crimes nas próximas semanas, infelizmente é o que está acontecendo”, acrescentou o governador.

Segundo o levantamento, a Bahia apresentou 525 Crimes Violentos Letais Intencionais, em março, o que representa um aumento de 18,5% em comparação ao mesmo mês de 2019. No que diz respeito ao índice por 100 mil habitantes, isso significa que o estado baiano teve uma taxa de 3,53.

A taxa nacional de Crimes Violentos Letais Intencionais, a cada 100 mil habitantes, é correspondente a 1,97.

Ainda no início dos primeiros casos no país, mais especificamente no dia 17 de março, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orientou aos magistrados de todo o Brasil que adotassem as medidas para a prevenção do novo coronavírus, entre elas estava justamemnte a revisão de prisões provisórias, priorizando mulheres gestantes, lactantes, mães ou pessoas responsáveis por criança de até 12 anos ou por pessoa com deficiência, bem como idosos, indígenas, pessoas com deficiência ou que se enquadrem no grupo de risco.

Comunicado

Através de um comunicado, a SSP-BA, inclusive, já havia destacado que cerca de 80% dos crimes têm ligação com “o tráfico de drogas (rivalidades e usuários com dívidas), combatido diariamente com prisões de traficantes e apreensões de entorpecentes”.

A nota da SSP-BA, diz ainda que verifica também se esse crescimento tem relação com a soltura de aproximadamente 3 mil detentos, em função da pandemia do novo coronavírus.

0 0 votos
Article Rating