Se você tem ingresso garantido para o Ba-Vi, aqui vão algumas dicas: Bahia pela Ladeira da Fonte das Pedras, Vitória pelo Dique, chegue cedo, nem sonhe com bebida alcoólica ou acarajé dentro do estádio, fumar é proibido. Um pacote básico, claro, que não exclui as regras sociais básicas de convivência. Os operadores da arena até elaboraram uma espécie de cartilha com orientações do que ‘não pode’ no estádio.

Para evitar possíveis tumultos, os portões da Fonte Nova estarão abertos a partir das 11h30. “Pelas experiências que tivemos em inaugurações das outras arenas, as pessoas vêm com câmeras, querem circular para tirar fotos. Vamos permitir que o fluxo seja tranquilo, que as pessoas rodem, conheçam a arena”, afirma o presidente da Arena Fonte Nova, Frank Alcântara.

A bola só rola para Bahia e Vitória a partir das 16h, mas o espetáculo começa bem antes. A cerimônia de abertura será às 14h30, numa espécie de esquente pra quem já estiver na arquibancada. Mil funcionários, entre orientadores e seguranças, vão auxiliar os espectadores desde a entrada. “Ninguém vai ficar sem saber onde sentar, onde é o banheiro”, diz Alcântara.

Sanduíches, salgados, cachorro-quente, refrigerantes, energéticos, isotônicos e cerveja sem álcool estão entre as opções de lanches nos 40 quiosques do estádio. Espetinho e acarajé, nem pensar. “Nunca teve acarajé na Fonte Nova. Eu adoro acarajé, mas não é permitido ter no estádio tacho de azeite e bujão de gás. Estamos tentando encontrar uma forma de trazer o acarajé pra Fonte Nova com uma tecnologia permitida pela legislação”, continua.

Quem quiser brindar o reencontro com o estádio com uma cerveja bem gelada vai ter que chegar ainda mais cedo pra comprar a latinha e tomar toda do lado de fora. Não é permitido entrar na Arena com nenhum tipo de bebida. Acender qualquer tipo de cigarro também nem pensar. Fumar é terminantemente proibido na nova Fonte.

Torcidas

Quem frequentava a velha Fonte deve ficar atento. No domingo, o caminho será diferente. Os tricolores entrarão no estádio pela Ladeira da Fonte das Pedras. Os rubro-negros, pelo Dique do Tororó. O torcedor só terá acesso ao setor que escolheu no momento da compra, mas não precisará sentar na cadeira identificada no ingresso.

“Os ingressos e os assentos estão numerados, mas teremos tolerância. Vamos deixar o torcedor se acomodar da forma que hoje ele se acomoda nos estádios de Pituaçu e Barradão, que também são numerados. Essa tolerância será dada e nossos orientadores estão treinados para mediar essa situação. Hoje, temos a cultura setorial”, esclarece Alcântara. “Introduzir elementos modificadores demais podem gerar muita confusão”, completou. Fonte: Correio