Na tentativa de conseguir uma vaga na rede estadual de ensino, pais e alunos da cidade de Camaçari, estão acampados na frente das instituições desde a última quinta-feira, 19.
No colégio Luis Eduardo Magalhães que está situado na Avenida Comercial, a fila se estende até a Rua da Rodoviária. O mesmo acontece no Colégio Polivalente. Com bancos, colchões e até barracas de camping, estudantes e familiares revezam com outros parentes para não perder o lugar na fila.
Joselito Silva, 64 anos, morador da Nova Vitória, contou que fica na fila durante o dia para o neto descansar e a noite voltar para a escola. “Ele vai fazer o 1° ano e dizem que não tem vaga suficiente. Então o melhor é garantir”, falou.
Também na frente do Colégio Luis Eduardo, outra moradora da Nova Vitória, identificada como Arli Guimarães, contou que foi a quarta pessoa a chegar à fila ainda na quinta-feira (19) para matricular uma prima. A dona de casa explicou que para evitar transtornos as pessoas da fila fizeram uma lista de chamada, distribuíram senhas próprias e fizeram um acordo com os funcionários da escola para que na quarta-feira, 25, quando as senhas oficiais – da instituição, forem distribuídas, elas possam ser substituídas pelas senhas entregues anteriormente.
Na oportunidade algumas pessoas criticaram a situação da educação no país. “ É uma vergonha a gente ter que ficar debaixo de sol e chuva para conseguir botar um filho para estudar, a gente ta passando a noite ao relento”, disse uma moradora do Bairro Novo.
Em entrevista ao radialista Roque Santos, no programa Além da Notícia, na Sucesso FM (93,1) o coordenador do Núcleo Regional da Educação (NRE), antiga Direc, Rayner Wendell da Costa Guimarães, explicou que não é preciso as pessoas dormirem na porta das escolas, porque todas as instituições da rede estadual são postos de matrícula. “Repito e quero reafirmar que não é necessário ficar na fila, pois todas as escolas do estado são postos de matriculas. Hoje você pode garantir a matricula do seu filho em qualquer escola, inclusive de outras cidades”, falou.
Ainda segundo o coordenador, o estudante da rede estadual pode fazer a matrícula pela internet na escola que deseja. “Começa amanhã (24) e vai até o dia 3 de março. Mais de 1.300 são postos de matriculas, todas estão informatizadas e podem matricular para qualquer escola”, garantiu.
Para fazer a matricula pela internet, o estudante ou responsável pode acessar o site http://www.educacao.ba.gov.br/matricula2015 e seguir as orientações do portal.
Estão aptos para fazer a matrícula pela internet, os estudantes das redes estadual e municipal que já estão conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com frequência regular até o final de 2014. Também podem se matricular, os alunos da rede estadual que não renovaram a matrícula ou que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede.
Para efetivar a matrícula pela internet, o estudante deverá utilizar o código contido na carta de renovação ou carta informativa disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação, obedecendo ao prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula.
Fique atento ao calendário de matrícula:
– 24 de fevereiro de 2015 – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
– 25 e 26 de fevereiro de 2015 – Matrícula para estudantes das redes municipais, concluintes do 5º ou 9º ano do ensino fundamental, quando a escola não oferece a série seguinte.
– 27 de fevereiro de 2015 – Matrícula para estudantes novos do ensino fundamental e proeja fundamental.
– 02 e 03 de março de 2015 – Matrícula para estudantes novos do ensino médio e técnico nível médio.
O estudante deverá acompanhar a divulgação sobre matrícula no Portal da Educação: Todos pela Escola.
Redação Bahia no Ar