De acordo com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), 27% dos alunos da rede estadual de ensino em Ilhéus, no sul da Bahia, testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Os dados dizem respeito ao resultado das testagens realizadas em estudantes, professores e funcionários de escolas estaduais da região. Jequié e Itabuna também receberam a ação.
“Para nossa surpresa, Ilhéus está com 27% de confirmação dos alunos que já fizeram [o teste]”, revelou Rui.
“A testagem continua. Estamos avaliando. Em Jequié e Itabuna está dando um patamar de 12% de alunos confirmados com coronavírus”, completou.
A informação foi passada na tarde da sexta-feira (14), enquanto o governador o participava da entrega de equipamentos para dez consórcios públicos da agricultura no Parque de Exposições, na capitala baiana.
Na análise do governador, esses números estão elevados e representam que a maioria dos discentes ou já tiveram a Covid-19, ou ainda estão com a doença.
A testagem para diagnóstico do novo coronavírus na rede estadual de ensino teve início em junho, quando os testes foram realizados nos municípios de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca.
Rui ainda frisou que os resultas de Ilhéus são preliminares e que a testagem ainda está em andamento.
“Deu um percentual bastante alto em ilhéus, acima do que deu na época em Uruçuca, Itajuípe e Ipiaú; E acima do que está dando em Jequié e Itabuna – mais ou menos no patamar de 12% nessas cinco cidades. Ilhéus está um pouco acima”, contou.
Retorno das aulas presenciais
Durante a coletiva da sexta, Rui voltou a garantir que não há uma data certa para o retorno das aulas presenciais na rede estadual, além de reforçar que não existe pressa para realizar o anúncio de retomada das atividades.
De acordo com o pestista, nesse momento, a prioridade da equipe está voltada em apressar, sim, o planejamento deste retorno, mas garantindo todas as medidas de segurança para preservação dos alunos, professores e demais funcionários.
Ainda na sexta-feira (14), o governo prorrogou o decreto que proíbe aulas e eventos na Bahia até o dia 30 de agosto.