Mais um dia de sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Simões Filho.

Toda semana, no auditório da Casa, às terças-feiras, 19h, os cidadãos podem acompanhar as ações do Poder Legislativo municipal, verificando o andamento das atividades desenvolvidas pelos vereadores.

No entanto, o auditório da Câmara simõesfilhense, que tem lotação de 280 lugares, possui uma média por sessão de 20 pessoas presentes.

“As pessoas não dão muita importância”, afirma Romário Cardoso de Souza, diretor administrativo da Casa.

Segundo ele, só quando se aproximam as eleições, é que o número de presentes aumenta.

A Câmara de Vereadores é responsável pela elaboração das leis municipais, como, por exemplo, a Lei Orgânica, com as diretrizes que devem ser seguidas pelos Poderes Executivo e Legislativo e também pelos moradores da cidade.

Além disto, os vereadores intermediam a relação entre a população e o prefeito, além de fiscalizar o trabalho do Executivo.

Nas sessões semanais são discutidas, sugeridas, aprovadas – ou não- matérias de relevância pública, daí a importância da participação popular.

“Deveriam frequentar mais”, conclui Romário.

Mas esforços têm sido feitos a fim de estimular a presença popular nas assembleias, tanto por parte da própria Casa, quanto de outras instituições sociais, a exemplo do diretor do Colégio Estadual Alberto Silva, de Simões Filho, Cristiano Luís Pereira.

Na última sessão da Câmara (14), estiveram presentes alguns alunos do colégio, o que aumentou a presença popular no auditório.

“É preciso mostrar a eles a importância da participação política”, disse Cristiano.

Segundo ele, é importante fomentar os alunos a conhecerem o funcionamento da Casa.

Para a estudante Graziele de Oliveira, 15 anos, presente pela primeira vez, é importante a interação.

“É interessante”, afirmou ela, quando perguntada sobre o que estava achando da assembleia.

As sessões da Câmara de Simões Filho também são transmitidas, ao vivo, por uma rádio local.

 

Pauta última sessão

Um dos assuntos discutidos na última terça-feira (14) foi a votação de emendas à LDO  – Lei de Diretrizes Orçamentárias – de Simões Filho.

Foram apresentadas algumas propostas, como a construção do Teatro Municipal e da sede das fanfarras do município e o estabelecimento de um restaurante popular em Simões Filho.