Nem mesmo a econômica e tímida decoração natalina, instalada recentemente pela Prefeitura de Camaçari, foi capaz de suavizar o aspecto decadente da única passarela para pedestres, existente na cidade, instalada no centro.
O equipamento construído para facilitar e assegurar a travessia de pessoas, e que conecta a rua Costa Pinto à rua Castro Alves, apresenta visivelmente a necessidade de serviços de reparo e limpeza.
As placas de concreto, montadas como piso, apresentam buracos e irregularidades, o que torna a passagem uma verdadeira prova de obstáculos, assim como acontecem com as calçadas, em diversos trechos da cidade. Durante a apuração da matéria, a equipe do portal Bahia no Ar, flagrou a dificuldade de um cadeirante, no momento da travessia. “É complicado porque a gente precisa ficar desviando e essa passarela é muito importante para que as pessoas não precisem se arriscar em meio aos veículos”, salientou Elvis, morador do Parque Real Serra Verde.
Em pontos de ligação do equipamento é possível observar o desgaste e corrosão da estrutura de ferro, provocada pela ferrugem. Ao longo da passarela é notório o acúmulo de lixo descartado pela comunidade e depositado nas estruturas metálicas, as quais precisam de pintura e melhorias. Na cobertura, as folhas que caem das árvores, formam camadas que mais parecem ornamentação orgânica.
A moradora do bairro Verdes Horizontes, Arilma Santana, que diariamente utiliza a passarela para se descolar até o trabalho, reclama da falta de segurança à noite e diz não se arriscar em passar pelo local no referido período. “Até tem iluminação, mas fica mais deserto, não tem uma ronda policial e eu fico com bastante medo, pois duas amigas minhas já foram assaltas aqui”, declarou.
Confira Fotos: