Rogaciano Medeiros

NOCIVO

O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), “é um elemento perigoso para a democracia brasileira”. É o que pensa o diretor acadêmico da Fespsp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Aldo Fornazieri diz que a crise política e a tentativa do impeachment são alimentadas por conta do “inconformismo” do senador tucano. “Aécio é uma pessoa aparentemente dotada do sentimento de egoísmo, do poder pelo poder, de uma ambição absurda, que não se conforma com os resultados ditados pelo povo”.

CORRUPBOL
No Brasil, todo mundo sempre soube que o futebol é o paraíso da corrupção e a Confederação Brasileira de Futebol um antro que exala um odor insuportável. As federações estaduais não são diferentes. Pois bem, em delação premiada nos Estados Unidos, o empresário J. Hawilla, dono da Traffic, parceiro da Globo, acusou os ex-presidentes da CBF Ricardo Teixeira e José Maria Marin, mais o atual presidente, Marco Polo Del Nero, de participação direta nas bandalheiras. Disse que há mais de 20 anos paga propina para ganhar contratos e se comprometeu em devolver R$ 575 milhões. Isso mesmo, mais de meio bilhão.

PARCEIRÃO

O empresário J. Hawilla, dono da Traffic, que em delação premiada nos Estados Unidos entregou toda a cúpula da CBF e se comprometeu em devolver mais de meio bilhão de reais, sempre foi parceirão da Rede Globo. Há muitos anos. Agora, a expectativa é sobre o que ele delatou que possa comprometer os irmãos Marinho, cujos meios de comunicação que controla, principalmente a TV, são usados acintosamente para atacar o governo, sob o argumento de combater a corrupção. Falso moralismo.

TENDENCIOSIDADE
O leitor, ouvinte ou telespectador mais atento pode captar, nos detalhes, a manipulação da informação pela mídia para atingir a imagem do governo. Por exemplo, ao comentar as acusações contra a cúpula da CBF, o radialista Ricardo Boechat falou: “Se as denúncias forem comprovadas …”. Está certo, pois há de se respeitar a presunção de inocência, base vital para o Estado Democrático de Direito. Mas, na operação Lava Jato, todas as delações contra dirigentes do PT e autoridades do governo são colocadas por toda a imprensa, inclusive o próprio Boechat, como verdade absoluta, incontestável. É muita tendenciosidade.

INVESTIGAÇÃO

A decisão do Supremo Tribunal Federal, de aceitar o pedido da Procuradoria Geral da República para investigar as contas secretas na Suiça de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), da esposa Cláudia Cruz e da Filha Danielle Cunha, praticamente fecha o caixão do presidente da Câmara Federal. São mais de R$ 23 milhões depositados nas três contas e há fortes indícios de que o dinheiro é fruto de propinas recebidas por Cunha, inclusive para facilitar contratos com a Petrobrás.

ENGANOSA

Na maior cara-de-pau, a Internacional Marítima, que explora a travessia Salvador/Ilha de Itaparica, promove campanha publicitária para convencer o público que se dirige aos municípios do Baixo Sul, também conhecido como Costa do Dendê, que é melhor ir de ferry do que pela estrada. Chega ao desplante de falar em estresse. A média de espera para embarcar em um navio da companhia é de 3 horas. Às vezes, em épocas de festa, chega ao dobro. Sem falar em mais 1 hora de travessia. É o que se pode chamar de propaganda enganosa. Literalmente.

Rogaciano Medeiros é jornalista e graduando em Ciência Política pela UFBA.