De acordo com o relatório Índice Global da Paz 2020, divulgado nas primeiras horas desta quarta-feira (10), o Brasil caiu 10 posições no ranking que mede a paz em 163 países e, agora, aparece na 126ª colocação no ranking. O documento salienta que o mundo manteve a tendência de aumento nas tensões ocasionadas por crises políticas e econômicas, em quase todos os continentes. Além disso, existe ainda a preocupação de que a situação da paz no mundo se deteriore ainda mais no próximo ano, tendo em vista os efeitos provenientes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Para chegar a esses dados, o Instituto de Economia e Paz (IEP) compilou uma série de indicadores relacionados à sensação de paz, que vão desde a criminalidade urbana ao grau de estabilidade política. A situação econômica de cada país e os mecanismos de combate à corrupção, entre outros fatores, também foram levados em conta durante o estudo.
A análise funciona da seguinte maneira: para cada país, o IEP atribuiu um valor numérico, com base nesses indicadores. Quanto menor e mais perto de 1, melhor a situação do país em relação à paz.
No território brasileiro, esse índice em 2020 foi calculado em 2,413.
Os 5 países com a melhor situação de paz em 2020 são: Islândia, Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca, respectivamente.
Já os 5 países com a pior situação, segundo o Índice Global de Paz de 2020, são: Afeganistão, Síria, Iraque, Sudão do Sul e Iêmen, nessa ordem.
Brasil e América do Sul
O levantamento aponta também que o Brasil manteve a tendência de queda, que já vinha sendo observada desde 2019. O ano passado, o instituto verificou os seguintes problemas: Retomada de conflitos relacionados ao crime organizado e ao tráfico de drogas; agravamento da polarização política; aumento nos ataques a figuras políticas; e o grande custo da violência à economia do país.
Com isso, o Brasil passa a figurar o grupo de países com a situação da paz em “estado baixo” — no relatório de 2019, o índice brasileiro era considerado “médio”.
Ainda segundo o estudo, o terrirório brasileiro segue uma tendência de deterioração da paz observada em outros países da América do Sul (região com maior queda por causa das crises políticas em 2019).
Covid-19
Durante o relatório, o IEP traz uma preocupação com os efeitos da pandemia da Covid-19 na paz mundial. O estudo mostra que o novo coronavírus trouxe as seguintes consequências para a piora dos índices:
–Maior tensão política entre Estados Unidos e China;
-Descrença em lideranças e instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), questionada na pandemia;
-Impactos da profunda crise econômica, que deve atingir tanto a cadeia de produção de alimentos quanto a capacidade dos países em desenvolvimento em se recuperar da recessão;
-Aumento na instabilidade política já observada em anos anteriores;
-Crises na segurança pública e na população carcerária — o relatório cita Brasil, Venezuela e Itália como exemplos de países com rebeliões em presídios na pandemia.
Eu só te a deze fica en casa pro que a jeniti ficado em casa ta a judano muito gente