Está prevista para hoje (23), a votação no Senado da proposta de emenda à Constituição (PEC), que adia as eleições municipais deste ano em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Conforme o cronograma eleitoral, o primeiro turno deveria acontecer em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. No entanto, o relator da PEC, Weverton Rocha (PDT-MA), defende que o primeiro turno seja adiado para o dia 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.

O texto será submetido a dois turnos de votação (por se tratar de uma emenda constitucional), e precisa dos votos favoráveis de pelo menos 49 senadores nas duas votações. Caso seja aprovado, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.

O adiamento das eleições muniicpais passou a ser debatido pelo Congresso Nacional, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por especialistas em razão da pandemia. As autoridades de saúde recomendam como medida preventiva, por exemplo, o isolamento social.

Entretanto, a eventual mudança na data não é aceita como algo positivo para alguns parlamentares. Existe um grupo que defende a manutenção das datas.

0 0 votos
Article Rating