O governo do presidente Lula (PT) demonstra problemas de popularidade, segundo pesquisa feita pelo Instituto PoderData. Em última análise divulgada nesta quarta-feira (29), o petista é reprovado por 47% das pessoas entrevistas e aprovado por 45%.
O resultado é visto como ‘alerta vermelho’ para a gestão do Palácio do Planalto, pois pela primeira vez desde o início do mandato que o índice negativo superar a marca positiva dentre os eleitores. Para fins de comparação, desde a posse de Lula em janeiro de 2023 até agora, o nível de aprovação caiu 7 pontos percentuais, de 52% para 45%, já o de reprovação teve efeito inverso: subiu 8 pontos, de 39% para 47%.
Em contexto regional, somente o Nordeste ainda mantém um apoio em maioria para a gestão presidencial, apontando 53% de aprovação em relação às ações do pernambucano. Além disso, jovens de 16 a 24 anos (57%) e idosos de 60 anos ou mais (55%) também avaliam positivamente o governo federal.
Por outro lado, moradores do sul (54%), centro-oeste (54%) e norte do Brasil (52%) lideram o top 3 de índices desfavoráveis a Lula. Ao olhar o quadro de poder aquisitivo, 60% das pessoas que ganham mais de 5 salários mínimos reprovam a gestão petista, liderando a parte contrária.
A pesquisa do PoderData foi realizada entre os dias 25 e 27 de maio, em 211 municípios espalhados pelo país, coletando entrevistas de 2500 pessoas via telefonema fixo ou para celular.