Quebrar um tabu internacional que dura mais de duas décadas. É o que o Esquadrão conseguirá se vencer o Nacional de Medellín na noite desta quinta-feira (26), no estádio Atanasio Girardot, em Medellin. A partida, que abre a participação dos clubes nas oitavas de final da Copa Sul Americana, é a primeira do Bahia após 24 anos sem partidas oficiais fora do Brasil e nas seis vezes que jogou em solo estrangeiro, todas pela Copa Libertadores, o Esquadrão não venceu nenhuma vez.
Na fase nacional do torneio o Tricolor passou pela Portuguesa com uma vitória no Canindé e um empate na Arena Fonte Nova, jogando com time misto nas duas oportunidades. Para a competição internacional a ideia é pegar o embalo do Brasileirão para conquistar um bom resultado na Colômbia. O Bahia está invicto no segundo turno e na última rodada venceu o vice-líder Botafogo de virada.
Nada de jogar atrás. Esta foi a ordem do técnico Cristóvão Borges para os comandados que já estão na Colômbia. Ele reconhece a dificuldade da partida e a importância do adversário, mas avisou que vai para ganhar. Fabrício Lusa, que não jogou a última partida no Brasileirão, volta a ficar à disposição do treinador e deve ser uma das mudanças do time entrando na lateral direita. A outra alteração fica por conta da entrada de Wallyson no lugar William Barbio, mas o treinador tricolor não confirmou a escalação.
Líder isolado do campeonato colombiano, o Nacional não perde há 23 jogos e vem em grande fase, ampliando ainda mais o desafio do Esquadrão. O técnico Juan Carlos Osório têm a disposição jogadores com passagem pela seleção colombiana, como o atacante Juan Pablo Angel e o lateral Sttefan Medina.
Nacional (COL) x Bahia – Oitavas de final da Copa Sul Americana
Data: 26/9/2013, 22h
Local: estádio Atanasio Girardot, em Medellín (COL)
Árbitro: Roddy Alberto Zambrano (EQU)
Assistentes: Luis Alvarado e Luis Vera
Nacional: Armani; Medina, Henriquez, Murilo, Bernal, Valoy; Najera, Valencia, Sherman; Mejia e Juan Pablo Angel. Técnico – Juan Carlos Osório
Bahia: Marcelo Lomba; Fabricio Lusa, Lucas Fonseca, Titi, Raul; Feijão, Diones, Helder, Marquinhos Gabriel; Wallyson e Fernadão. Técnico – Cristóvão Borges
* iBahia.