Dois novos sinos, que pesam cerca de uma tonelada, foram destinados à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, situada no bairro do Pelourinho, em Salvador. O serviço levará cerca de duas semanas para ser concretizado. Os equipamentos serão tocados todos os dias, durante cinto minutos, sempre às 12h e às 18h, simultaneamente com outras cinco igrejas da capital. Esses horários são reconhecidos pelo catolicismo como “momento do angelus”, que simboliza a fé.

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, os novos sinos têm uma significativa importância litúrgica para a história. Entretanto, essa valia foi perdida com o passar do tempo.

O secretário explica que os sinos “eram referências para a sociedade, avisavam momentos festivos, religiosos, de tristeza, de guerra. Nada mais justo que voltarmos a fazer esse ato, que é único”. Fausto lembra também que “o turismo religioso não tem baixa estação, é algo perene. Isso faz com que a gente tenha uma melhor organização e possa tirar proveito disso durante todo o ano”, finalizou.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

O templo, que leva o nome de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, foi construído no ano de 1685, como parte da história de resistência de negros escravizados. Naquela época, também foi criada a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que concedia benefícios para que os escravos conquistassem a liberdade. Em 1899, a congregação foi transformada na categoria de Ordem Terceira.

Para os historiadores, essa irmandade foi uma das mais importantes e participativas na vida cotidiana, desde o período da escravidão.

0 0 votos
Article Rating