Cidades baianas receberão cerca de 390 mil doses da vacina contra o H1N1, nessa quarta-feira (4). A distribuição, feita pelo Ministério da Saúde, corresponde a 12% de todas as vacinas previstas do estado, que com essa nova remessa já terá recebido 77% das 3.499.700 doses.
Os imunobiológicos são comprados pelo Ministério da Saúde, que distribui para os estados. A Sesab, usando três caminhões com sistema de refrigeração distribui para as regionais de saúde, com partida de uma deposito localizado em Simões Filhos, na Região Metropolitana. Cada município precisa ir nas regionais buscar o lote, que tem um percentual igual ao que o estado recebeu.
Na primeira semana de abril, o estado recebeu 30% das vacinas, na semana seguinte mais 21% de todas as doses previstas e na última quinta-feira (27) mais 14% das doses. “Isso totaliza 65% das vacinações que temos que receber. A expectativa agora é que cheguemos ao 100% após os próximos dois lotes, um deles já chega na quarta-feira (4)”, detalha Ramon Saavedra, coordenador de imunização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
Na rede pública, a vacinação está disponível apenas para o grupo prioritário, que inclui os idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores em saúde, mulheres grávidas ou puérperas – até 45 dias após o parto –, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. O total dessa população na Bahia é de 3.268.957 pessoas.