O resultado de uma pesquisa realizada pela corretora de seguro Bem Mais Seguro com dados do site Onde Fui Roubado, coletados entre abril de 2014 e maio de 2015, apontou que o transporte público é o local onde mais acontecem roubos e furtos de aparelhos de celular no país.
O levantamento foi baseado em relatos de 4,2 mil vítimas que informaram no endereço eletrônico, plataforma digital que mapeia roubos em cidades brasileiras, quais os lugares em que as subtrações ocorreram.
A pesquisa aponta que as incidências em ônibus, trens e metrô, incluindo pontos e estações, lideram, com 31% dos casos. As vias públicas, como ruas e parques, vêm logo na sequência, responsáveis por 29% dos crimes. As ocorrências no trânsito – em carros, motos ou táxi – ficam em terceiro lugar, com 25%. Ainda segundo o estudo, 56% dos casos ocorrem durante a noite.
Em entrevista ao jornal A Tarde, o delegado-geral da Polícia Civil baiana, Bernardino Brito Filho, não quis comentar a pesquisa, mas informou que estão sendo realizadas ações para coibir delitos desse tipo. “O coletivo é um local em que o criminoso acha mais pessoas, então a possibilidade de atingir o resultado que ele pretende, subtrair o patrimônio, é bem maior”, disse.