Cerca de 68% das pessoas entrevistadas pelo Ibope, em Salvador, não concordam com a volta às aulas ainda neste ano de 2020. A pesquisa, que foi encomendada pela TV Bahia, ouviu 602 pessoas residentes na capital baiana, entre os dias 28 e 30 de outubro. A pesquisa tem 95% de nível de confiança.
Cabe ressaltar que, apesar da rejeição apontada pela pesquisa, ainda não existe previsão para o retorno das atividades presenciais nas escolas da Bahia.
A pesquisa também mostra que 7% dos entrevistados asirmaram que concordam com o retorno das aulas presenciais; outros 10% asseguraram que concordam em partes; e 11% discordam em parte. A maioria, 68%, discorda totalmente da volta às aulas ainda em 2020; 3% nem concordam, nem discordam; e 1% não sabe ou não respondeu.
No caso do Sindicato das Escolas Particulares na Bahia, a resposta é que eles são a favor da volta às aulas presenciais ainda em 2020.
“Para que o mês de dezembro, final de novembro, sirva de experiência do que será o funcionamento da escola lá em fevereiro, quando começar o calendário 2021”, pontuou o diretor do sindicato, Jorge Tadeu Coelho.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, não vai ter distinção na data para o retorno das aulas nas escolas públicas e privadas.
“Não haverá tratamento diferenciado. A gente não quer correr o risco de criar expectativas e depois não ter as condições reais de acontecer”, garantiu o secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
As aulas presenciais na Bahia estão suspensas desde o mês de março, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Até a terça-feira (3/11), somente as instituições do ensino superior tinham autorização para voltarem às atividades presenciais.