A pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (6), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida presidencial com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada (quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos). O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 30%. Esta é a primeira pesquisa Ipespe feita este ano sem a presença do ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) como pré-candidato.

Com isso, não é possível fazer uma comparação do desempenho dos pré-candidatos em relação à pesquisa anterior, divulgada há duas semanas. No levantamento divulgado nesta quarta, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 9% das intenções de voto. Ele empata tecnicamente, dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que somou 3%.

Doria, por sua vez, empata com a senadora Simone Tebet (MDB), com 2%, e com o deputado federal André Janones (Avante), que somou 1%. Segundo o Ipespe, Felipe D´Ávila (Novo), o ex-deputado federal José Maria Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) foram citados, mas não chegaram a 1% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 9%, e 3% disseram que não sabiam responder.

A pesquisa Ipespe foi realizada de 2 a 5 de abril e contratada pela XP Investimentos. Foram ouvidos 1 mil entrevistados de 16 anos ou mais em todas as regiões do país, por telefone. O índice de confiança é de 95,5% e o número de protocolo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-03874/2022.

0 0 votos
Article Rating