De acordo com uma nova pesquisa, divulgada no sábado (27), pelo Datafolha, 75% das pessoas ouvidas afirmaram que a democracia é o regime mais indicado no país.

No assunto democracia: 75% garantiram que a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo; 10% acreditam que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático; e 12% asseguraram que tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura.

No total, foram entrevistadas 2.016 pessoas, por telefone, nos dias 23 e 24 de junho. A pesquisa possui margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, o índice de pessoas que apoiam a democracia é maior do que em dezembro do ano passado, quando outro levantamento, feito pelo mesmo instituto, havia apontado que 62% disseram apoiar o regime. Á época, 12% aceitavam a ditadura.

Outras informações

O Datafolha também questionou os entrevistados sobre quais seriam as maiores ameaças à democracia brasileira. As respostas foram as seguintes: 81% respondeu que seriam as divulgações de falsas notícias (fake news) envolvendo políticos e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); 68% pensam que são manifestações de rua de apoiadores do presidente pedindo o fechamento do Congresso e do STF; e 66% acreditam que sejam manifestações nas redes sociais de apoiadores do presidente pedindo o fechamento do Congresso e do STF.

A pesquisa quis saber ainda a opinião dos entrevistados perguntando se houve ditadura durante o regime militar de 1964: 78% garantiu que houve; 13% assegurou que não houve; e 10% não souberam responder.

Sobre o legado de 1964: 62% respondeu que a ditadura deixou mais realizações negativas; 25% apontou que a ditadura deixou mais realizações positivas; e 13% não souberam responder.

0 0 voto
Article Rating