Segundo uma pesquisa realizada pela Datafolha e divulgada nesta terça-feira (17), a maioria dos brasileiros defende a ideia de que réus condenados em segunda instância já devem começar a cumprir pena. Para estes, não há necessidade de que todos os recursos sejam exauridos na Justiça para que a condenação entre em vigor.

A mensuração expôs o seguinte resultado: 57% dos brasileiros apoiam a antecipação da prisão, enquanto 36% afirmam que o mais justo é esperar a passagem do processo por todas as instâncias judiciais.

Debate – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 2016, a favor da prisão após condenação em segunda instância. O assunto, no entanto, voltou à tona há duas semanas, durante o julgamento de um habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no STF. A Corte manteve o entendimento de dois anos atrás, mas cinco ministros defenderam que prevaleça o entendimento de que ninguém pode ser condenado antes do fim dos recursos.

De acordo com O Globo, além da questão do cumprimento de pena, o Datafolha pesquisou o apoio da população à operação Lava-Jato. A mostra ouvida pelos pesquisadores indica que 84% dos brasileiros acreditam que a investigação deve continuar, enquanto 12% defendem seu fim.

O Datafolha ouviu 4.194 pessoas em 227 municípios do país entre 11 e 13 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

0 0 votos
Article Rating