Um grupo formado por médicos e cientistas divulgou, nesta quarta-feira, uma nota sobre o novo protocolo da cloroquina /hidroxicloroquina  que autoriza  o tratamento até nos casos leves  da Covid-19.

Segundo informações do jornal O Globo, o documento tem como base 71 estudos ou artigos publicados pelos mais renomados institutos e cientistas do mundo. A nota frisa que não há evidências científicas favoráveis que sustentem o uso do medicamento, que teve a sua utilização liberada por um protocolo do Ministério da Saúde autorizando o uso para todos os estágios da doença.

O texto alerta que há estudos que demonstram que o uso de cloroquina para o tratamento de Covid-19 pode estar associado à maior frequência de eventos adversos graves e com maior letalidade. Conforme a publicação, para os pesquisadores, o uso do medicamento deve ser restrito a protocolos de pesquisa aprovados por comitês de ética em pesquisa. Outra conclusão é a de que a prescrição de um tratamento sem comprovação científica de eficácia, mas com demonstração de risco de efeitos colaterais graves, poderá fazer com que o prescritor incorra em dano a preceitos legais ou éticos.

 

0 0 votos
Article Rating