Pesquisadores especializados em saúde pública investigarão as condições de saúde do município de São Francisco do Conde que conta, hoje, com aproximadamente trinta mil habitantes.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, através da Fapesb Fundação de amparo à pesquisa do Estado da Bahia, órgão vinculado à Secti Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O primeiro marco desta parceria será celebrado no dia 13 de abril, com o seminário: Pró-Saúde – São Francisco do Conde, no qual os pesquisadores de diversas áreas vão apresentar seus projetos voltados para a população sanfranciscana.
O evento vai começar a partir das 08 horas da manhã, no Mercado Cultural, em São Francisco do Conde e vai reunir autoridades locais, estudiosos e a população.
São Francisco do Conde inova e investe em pesquisa para subsidiar as políticas públicas.
Estamos investindo em conhecimento com o apoio de uma instituição de credibilidade, afirma a secretária municipal de Saúde, Marília Fontoura.
Ao todo, 18 projetos de pesquisa na área de saúde serão desenvolvidos no município.
Entre os temas estudados estão anemia falciforme, distúrbios psíquicos, hipertensão arterial, paralisia cerebral, contaminação por metais pesados, segurança alimentar na cadeia produtiva pesqueira, saúde bucal e alergias respiratórias.
Os estudos serão realizados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA, ex-CEFET).
O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida da população local, conhecer os principais agravos e atuar na melhoria das condições de vida e saúde dos cidadãos.
O município é formado em sua maioria por comunidades quilombolas e outras de origem africana.
PROGRAMAÇÃO Às 8h Credenciamento e Abertura do seminário Pró-Saúde – São Francisco do Conde Às 8h30 – Pronunciamento da Prefeita Rilza Valentim, Secretários e autoridades municipais.
Às 9h30 Seminário de pesquisa com o diretor geral da FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia, Roberto Paulo Machado Lopes, Às 10h – Coffee Break Às 11h – Apresentação dos projetos de pesquisa pelos profissionais vinculados a FAPESB.
Às 12h30 Encerramento do seminário Às 14h Os pesquisadores vão conhecer de perto a realidade do município, sua geografia e cultura.