Na manhã desta quinta-feira (15), iniciou o cumprimento dos mandados judiciais referentes a uma investigação sobre uma organização criminosa especializada em fraudes nos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), deflagrada pela Polícia Federal em apoio com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado da Bahia (GAECO/BA).
A investigação iniciaram em 19 de julho de 2023, com a prisão em flagrante de duas mulheres em uma agência da Caixa Econômica Federal, no município de Coração de Maria, que tentavam fraudar o saldo de uma conta vinculada ao FGTS de um terceiro. A análise do conteúdo dos aparelhos celulares das suspeitas permitiu que as autoridades identificassem a existência de uma organização criminosa internacional especializada em fraudes bancárias.
Os integrantes do grupo se comunicavam por meio de um aplicativo de mensagens, formando um grupo chamado “My Friends”, que deu origem à operação. A organização criminosa falsificava documentos, permitindo a abertura de contas bancárias em nome de terceiros com valores significativos depositados no FGTS.
Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Feira de Santana, Salvador e Santo Amaro, todas localizadas na Bahia, e cinco mandados de prisão preventiva em Salvador e Feira de Santana. As ordens de prisão foram emitidas pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador. Os investigados irão responder pelos crimes de organização criminosa e estelionato.